ITALC

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


iTALC
Italc logo.png
Trisquel-edu.jpg
Versão estável 2.0.1
Escrito em C++
Sistema operativo Linux, Windows
Gênero(s) Software
Licença GPL
Estado do desenvolvimento Em desenvolvimento
Tamanho 6.0 MB
Página oficial italc.sf.net

iTALC (intelligently Teaching And Learning with Computer) é um aplicativo de código aberto utilizado para gerenciar computadores de uma sala de aula no Linux e no Windows. Ele habilita os professores a remotamente monitorar e controlar os computadores dos estudantes. Isso permite ao docente realizar demonstrações, fechar janelas e desligar a máquina.

Originalmente, o iTALC estava disponível apenas para o Linux. Em meados de 2006, no decurso de seu porte para o Qt4, foi adicionado o suporte para versões do Windows baseadas em NT. Adicionalmente, o iTALC lida de forma transparente com ambientes computacionais mistos, isto é, um computador do professor baseado em Linux pode acessar as máquinas dos alunos com Windows e vice-versa.

Todas as funções servidor são baseadas no protocolo RFB. Como o iTALC funciona completamente com conexões TCP, possui a vantagem de permitir demonstrações e controle remoto sob redes locais. Um algorítimo de compressão rápido e eficiente permite a conexão dos computadores pessoais dos alunos em casa - inclusive no modo de demonstração comparativamente intenso.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Os recursos do iTalc incluem[1] :

  • Modo de visão geral (permite visualizar as telas dos computadores de cada aluno em uma pequena janela)
  • Visualizar computadores em um determinado segmento da sala de aula
  • Modo de demonstração (tanto em um quadro como em uma janela), no qual a tela do professor é transmitida para os computadores de todos os alunos em tempo real
  • Aplicar restrições aos computadores dos alunos a fim de direcionar a atenção
  • Enviar mensagens de texto aos estudantes
  • Ligar ou desligar todos ou alguns computadores na rede (Wake on LAN)
  • Capturar instantâneos para comprovação de evidências, por exemplo, durante a infração de alguma regra.

Segurança[editar | editar código-fonte]

A autenticação dos alunos e do professor no iTALC é realizada através de um par de chaves assimétricas[2] , o que aumenta a segurança do ambiente ao não utilizar senhas de acesso.

Compatibilidade[editar | editar código-fonte]

O iTALC é desenvolvido em Qt/C++ e é, por consequência, compatível com sistemas Linux e Windows de 32 bits]. Em sua primeira versão, o iTALC não foi projetado para funcionar com o Windows Vista ou o Windows 7[3] , porém esse problema foi resolvido em 2011 com o lançamento da versão 1.9.6 (anteriormente o desenvolvedor havia iniciado, extraoficialmente, o desenvolvimento de uma versão 2.0 compatível com as versões atuais e futuras do Windows[4] ).

Referências

  1. Página oficial do iTALC. Visitado em 2 de Março de 2009.
  2. Antônio Ricardo Gomes Leocádio. iTalc - Melhorando a Segurança. Visitado em 16 de Janeiro de 2014.
  3. iTALC - OpenSource classroom management / Bugs / #134 Windows 7 remote screesn black. Visitado em 16 de Janeiro de 2014. ""TALC v1.x doesn't fully work under Windows Vista & 7.""
  4. Título não preenchido, favor adicionar. Visitado em 2010-02-28.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]