Kalashnikov Concern

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de IZH)
Ir para: navegação, pesquisa
JSC Kalashnikov Concern
Tipo Grupo de empresas
Indústria Defesa, Automobilística
Fundação 1807
Fundador(es) Alexandre I da Rússia
Sede Ijevsk, Rússia
Pessoas-chave Mikhail Kalashnikov
Empregados 969 (Janeiro de 2010)
Produtos Arma de fogo, arma, motocicletas, torno mecânico
Faturamento Baixa US$ 72,598,377 (2009)[1]
Página oficial kalashnikov.com

Kalashnikov Concern (Izhevsk Machinebuilding Plant até 2013[2], em russo: Ижевский Mашиностроительный Завод) ou IZHMASH (ИЖМАШ) em português, "Fábrica de Mecânica de Izhevsky", é uma empresa russa de armas e veículos a motor com base em Ijevsk, fundada em 1807, no decreto do czar Alexandre I, e hoje é uma das maiores empresas no setor. Ela fabrica a famosa série de fuzis de assalto Kalashnikov,[3] juntamente com uma série de outras armas russas, incluindo canhões médios, mísseis e conchas guiadas. Izhmash também produz outros bens, como motos e carros. Em abril de 2012, a empresa foi declarada falida.[4] Em novembro de 2012, uma proposta foi feita para fundir a Izhmash com a Izhevsk Mechanical Plant (Izhmekh) sob o novo nome de "Kalashnikov". A partir de 13 de agosto de 2013, Izhmash e Izhevsk Mechanical Plant foram fundidas e formalmente renomeadas como Kalashnikov Concern.

A Concern produz cerca de 95% de todas as armas pequenas na Rússia e abastece mais de 27 países ao redor do mundo. A Concern contém três marcas: "Kalashnikov" (armas de combate e civis)", "Baikal" (caça e armas civis) e "Izhmash" (rifles esportivos). A Concern está desenvolvendo novas linhas de negócios que incluem estações de armas remotas, veículos aéreos e barcos multifuncionais para fins especiais.

Em maio de 2014, um acordo para transferir 49% das ações da empresa para investidores privados (Andrey Bokarev e Alexey Krivoruchko) foi concluído, a maioria - 51% - permaneceu dentro da empresa estatal Rostec. Ao mesmo tempo, por acordo dos acionistas, o controle sobre a gestão da Concern permanece sempre com os acionistas privados. Portanto, embora o estado tenha permanecido um proprietário inicial de controle, a estrutura de administração de Kalashnikov hoje é de uma empresa privada.[5]

Produtos[editar | editar código-fonte]

Motocicletas e automóveis[editar | editar código-fonte]

IZh-2126 Oda.

A primeira motocicleta IZH foi a 1928 IZh 1 de 1.200cc, desenhada pelo engenheiro russo Pyotr Vladimirovich Mokharov (18881934).

Os automóveis IZh foram cópias do Moskvitch modelos 412 e mais tarde do AZLK-2138 e 2140 antes do modelo IZh-2126 Oda. O Oda, embora muito parecido aos modelos da Moskvitch e da AZLK, tinha um design completamente diferente da configuração automotora.

Atualmente, a IZh produz um modelo da Kia e dois modelos da Lada.

Armas de Fogo[editar | editar código-fonte]

Os produtos da IZH são usados em diferentes variedades de países, desde países desenvolvidos, como Reino Unido, França e Alemanha até os países em desenvolvimento da Ásia, Africa e América Latina.

Armamento[editar | editar código-fonte]

Armas de pequeno porte[editar | editar código-fonte]

Canhões e munição[editar | editar código-fonte]

  • Canhão GSh-30-1
  • Munição guiada Krasnopol

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Annual report of "Izhmash" group» (DOC). Izhevsk Concern. Consultado em 07 de outubro de 2014  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  2. «AO Концерн «Калашников» / English version / Kalashnikov / History». kalashnikov.com. Consultado em 2 de fevereiro de 2017 
  3. Rottman, Gordon L. The AK-47: Kalashnikov-series assault rifles (em inglês). integral ed. Colchester, Essex: Osprey Publishing, 2012. p. 9. ISBN 1849088357
  4. «Производителя автоматов Калашникова признали банкротом» (em russo). Lenta. 06 de abril de 2012. Consultado em 07 de outubro de 2014  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  5. «49 Percent of Kalashnikov Sold to Private Investors». Business. The Moscow Times. Consultado em 24 de fevereiro de 2016