Kalashnikov Concern

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de IZH)
Ir para: navegação, pesquisa
JSC Kalashnikov Concern
Nome nativo em russo: АО Концерн Калашников
Tipo Grupo de empresas
Indústria Defesa, Automobilística
Fundação 1807
Fundador(es) Alexandre I da Rússia
Sede Ijevsk, Rússia
Pessoas-chave Alexey Krivoruchko (CEO)[1]

Mikhail Kalashnikov

Empregados 969 (Janeiro de 2010)
Produtos Arma de fogo, arma, motocicletas, torno mecânico
Subsidiárias Sistemas de Alta Precisão (Vysokotochnye Kompleksy)
Euroyachting Rybinsk Shipyard
ZALA Aero
Faturamento Baixa US$ 72,598,377 (2009)[2]
Antecessora(s) Izhmash[3]
Website oficial kalashnikov.com

Kalashnikov Concern (Izhevsk Machinebuilding Plant até 2013[4], em russo: Ижевский Mашиностроительный Завод) ou IZHMASH (ИЖМАШ) em português, "Fábrica de Mecânica de Izhevsky", é uma empresa russa de armas e veículos a motor com base em Ijevsk, fundada em 1807, no decreto do czar Alexandre I, e hoje é uma das maiores empresas no setor. Ela fabrica a famosa série de fuzis de assalto Kalashnikov,[5] juntamente com uma série de outras armas russas, incluindo canhões médios, mísseis e conchas guiadas. Izhmash também produz outros bens, como motos e carros. Em abril de 2012, a empresa foi declarada falida.[6] Em novembro de 2012, uma proposta foi feita para fundir a Izhmash com a Izhevsk Mechanical Plant (Izhmekh) sob o novo nome de "Kalashnikov". A partir de 13 de agosto de 2013, Izhmash e Izhevsk Mechanical Plant foram fundidas e formalmente renomeadas como Kalashnikov Concern.

A Concern produz cerca de 95% de todas as armas pequenas na Rússia e abastece mais de 27 países ao redor do mundo. A Concern contém três marcas: "Kalashnikov" (armas de combate e civis)", "Baikal" (caça e armas civis) e "Izhmash" (rifles esportivos). A Concern está desenvolvendo novas linhas de negócios que incluem estações de armas remotas, veículos aéreos e barcos multifuncionais para fins especiais.

Em maio de 2014, um acordo para transferir 49% das ações da empresa para investidores privados (Andrey Bokarev e Alexey Krivoruchko) foi concluído, a maioria - 51% - permaneceu dentro da empresa estatal Rostec. Ao mesmo tempo, por acordo dos acionistas, o controle sobre a gestão da Concern permanece sempre com os acionistas privados. Portanto, embora o estado tenha permanecido um proprietário inicial de controle, a estrutura de administração de Kalashnikov hoje é de uma empresa privada.[7]

Produtos[editar | editar código-fonte]

Motocicletas e automóveis[editar | editar código-fonte]

IZh-2126 Oda.

A primeira motocicleta IZH foi a 1928 IZh 1 de 1.200cc, desenhada pelo engenheiro russo Pyotr Vladimirovich Mokharov (18881934).

Os automóveis IZh foram cópias do Moskvitch modelos 412 e mais tarde do AZLK-2138 e 2140 antes do modelo IZh-2126 Oda. O Oda, embora muito parecido aos modelos da Moskvitch e da AZLK, tinha um design completamente diferente da configuração automotora.

Atualmente, a IZh produz um modelo da Kia e dois modelos da Lada.

Armas de Fogo[editar | editar código-fonte]

Os produtos da IZH são usados em diferentes variedades de países, desde países desenvolvidos, como Reino Unido, França e Alemanha até os países em desenvolvimento da Ásia, Africa e América Latina.

Armamento[editar | editar código-fonte]

Armas de pequeno porte[editar | editar código-fonte]

Canhões e munição[editar | editar código-fonte]

  • Canhão GSh-30-1
  • Munição guiada Krasnopol

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Alexey Krivoruchko - Kalashnikov Concern». Kalashnikov Concern. Consultado em August 15, 2016  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. «Annual report of "Izhmash" group» (DOC). Izhevsk Concern. Consultado em 07 de outubro de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. Smith, Matthew (12 de agosto de 2013). «Izhmash formally renamed Kalashnikov». Jane's. Consultado em 21 de março de 2014 
  4. «AO Концерн «Калашников» / English version / Kalashnikov / History». kalashnikov.com. Consultado em 2 de fevereiro de 2017 
  5. Rottman, Gordon L (2012). The AK-47: Kalashnikov-series assault rifles (em inglês) integral ed. Colchester, Essex: Osprey Publishing. p. 9. ISBN 1849088357 
  6. «Производителя автоматов Калашникова признали банкротом» (em russo). Lenta. 06 de abril de 2012. Consultado em 07 de outubro de 2014  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  7. «49 Percent of Kalashnikov Sold to Private Investors». Business. The Moscow Times. Consultado em 24 de fevereiro de 2016