Identi.ca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Identi.ca
Proprietário(s) Control Yourself, Inc
Requer pagamento? Não.
Gênero Rede social
Microblogging
Cadastro Público
País de origem  Estados Unidos
Idioma(s) Búlgaro, Catalão, Checo, Alemão, Grego, Inglês (EUA), Inglês (Britânico), Inglês, Espanhol, Francês, Hebraico, Italiano, Japonês, Macedoniano, Norueguês (bokmal), Neerlandês, Polonês, Português do Brasil, Russo, Sueco, Telugu, Turco, Ucraniano, Vietnamita, Chinês (Simplificado), Chinês (Taiwan)
Lançamento Julho de 2008
Posição no Alexa 486 440 ()
Desenvolvedor Control Yourself, Inc
Endereço eletrónico identi.ca

Identi.ca é um serviço de rede social e microblogging de código aberto. É baseado no StatusNet, um pacote de micro-blogging construído sobre a especificação OpenMicroBlogging. Os usuários devem mandar "atualizações" por meio de mensagens de texto (dents[1][2]) que contenham até 140 caracteres, de modo semelhante ao Twitter. O serviço suporta XMPP e permite livremente exportar e compartilhar dados pessoais e de "amigos", baseando-se no padrão FOAF. Isso significa que os dents podem ser mostrados com uma conta do Twitter account ou outro serviço, também podendo fazê-lo num sistema privado, similarmente ao Yammer.[3]

O serviço recebeu cerca de 8000 registros e 19000 updates dentro das primeiras 24 horas do lançamento ao público,[4] e alcançou seu milionésimo dent em 4 de novembro de 2008.[5] Em janeiro de 2009, identi.ca recebeu investimentos de um grupo de venture capital, cuja sede é Montreal.[3] Como resultado direto, melhorias e um novo design foi lançado a 23 de janeiro de 2009.

Um novo recurso do Identi.ca é a possibilidade de se criar grupos para reunir dents sobre um tópico em particular. Em 30 de março de 2009 a Control Yourself anunciou que o Identi.ca tornara-se parte dum serviço de microblogging chamado status.net, que foi lançado em maio de 2009. Status.net oferece microblogs individuais em um subdomínio a ser escolhido pelo usuário. Identi.ca sempre será um serviço grátis e livre. Todas as notícias veiculadas através dele são postas por padrão sob a licença Creative Commons Attribution 3.0 , mas clientes pagantes são livres para escolher uma licença diferente.[6]

Veja também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Identi.ca

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Question: If a message on Twitter is a tweet, what's a message on identi.ca?
  2. Answer: A dent
  3. a b Croll, Alastair (Wednesday, January 14, 2009). «Identi.ca Gets Funding to Make Open-source Twitter Variant». Gigaom. Consultado em 19 de janeiro de 2009  Verifique data em: |data= (ajuda)
  4. «identi.ca». Consultado em 3 de julho de 2008. Arquivado do original em 8 de julho de 2008 
  5. «Cópia arquivada». Consultado em 15 de outubro de 2009. Arquivado do original em 6 de novembro de 2008 
  6. Control Yourself, status.net coming soon Arquivado em 1 de abril de 2009, no Wayback Machine., March 30, 2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]