Identidade trigonométrica fundamental

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Trigonometria

História
Funções
Funções inversas
Aprofundamento

Referência

Lista de identidades
CORDIC

Teoria euclidiana

Lei dos senos
Lei dos cossenos
Lei das tangentes
Teorema de Pitágoras

Cálculo

Integração trigonométrica
Substituição trigonométrica
Integrais de funções
Diferenciação trigonométrica


A identidade trigonométrica fundamental é uma identidade trigonométrica que expressa o teorema de Pitágoras em termos de funções trigonométricas. Junto com a fórmula da soma dos ângulos é a relação básica entre as funções seno e cosseno a partir das quais todas as outras podem ser derivadas.

Enunciado da identidade[editar | editar código-fonte]

Matematicamente, a identidade trigonométrica fundamental diz:

(Note que sen2 x significa (sen x)2.)

As identidades

e

são os seus principais corolários e são facilmente obtidos usando álgebra elementar, a saber, dividindo-se ambos os membros da identidade trigonométrica fundamental por cos2 x e por sen2 x, respectivamente. Assim como (1), também possuem interpretações geométricas simples do teorema de Pitágoras.

Provas e sua relação com o Teorema de Pitágoras[editar | editar código-fonte]

Usando triângulos-retângulos[editar | editar código-fonte]

Usando a "definição" elementar das funções trigonométricas em termos dos lados de um triângulo retângulo,

o teorema segue elevando-se ambos membros das identidades ao quadrado e depois somando-as; o membro esquerdo então fica

que pelo teorema de Pitágoras é igual a 1. Note, no entanto, que esta definição é apenas válida para ângulos entre 0 e ½π radianos (exclusive) e portanto esse argumento não prova e identidade para um ângulo qualquer. Os valores de 0 e ½π são provados trivialmente através do cálculo de seno e cosseno nesses ângulos.

Para completar a prova, as identidades encontradas em periodicidade, simetria e translações trigonométricas devem ser empregadas. Pelas identidades de periodicidade podemos dizer que se a fórmula é verdadeira para -π < x ≤ π então é verdadeira para todo x real. A seguir provamos o intervalo ½π < x ≤ π e para fazer isso tomamos t = x - ½π, que estará no intervalo 0 < x ≤ ½π. Podemos então fazer uso de versões elevadas ao quadrado de algumas identidades básicas de transformação (elevar ao quadrado convenientemente elimina os sinais de menos).

Tudo o que falta é provar a identidade para −π < x < 0; isso pode ser feito elevando-se as identidades de simetria para obter

Usando o círculo unitário[editar | editar código-fonte]

Se as funções trigonométricas são definidas em termos do círculo unitário, a prova é imediata: dado um ângulo θ, há um único ponto P no círculo unitário centrado na origem no plano euclidiano em um ângulo θ do eixo-x, e cos θ, sen θ são respectivamente as coordenadas x e y do ponto P. Pela definição do círculo unitário, a soma dos quadrados dessas coordenadas é igual a 1, daí a identidade.

A relação com o teorema de Pitágoras deve-se ao fato do círculo unitário ser definido pela equação[1]

Uma vez que os eixos x e y são perpendiculares entre si, esse fato é ainda equivalente ao teorema de Pitágoras para triângulos de hipotenusa 1.

Usando séries de potências[editar | editar código-fonte]

As funções trigonométricas também podem ser definidas usando séries de potências, para x em radianos:

Usando a lei formal de multiplicação para séries de potências modificada aqui para servir à forma das séries aqui, obtemos

Note que na expressão para , n deve ser pelo menos 1, enquanto que na expressão para , o termo constante é igual a 1. Os termos remanescentes da soma são (com fatores comuns removidos)

pelo teorema binomial. O teorema de Pitágoras não está proximamente relacionado à identidade trigonomátrica fundamental quando as funções trigonométricas são definidas desta forma; ao invés disso, em combinação com o teorema, a identidade agora mostra que essa série de potências parametriza o círculo unitário, que usamos na seção anterior. Note que esta definição na verdade constrói as funções seno e cosseno de uma forma bastante rigorosa e prova que elas são diferenciáveis, de forma que ela inclui as duas anteriores.

Usando a equação diferencial[editar | editar código-fonte]

É possível definir as funções seno e cosseno com duas soluções únicas para a equação diferencial[2]

satisfazendo respectivamente e . Segue da teoria das equações diferenciais ordinárias que a primeira solução mostrada, o seno, tem a última, cos, como sua derivada, e disso segue que a derivada de cos é −sin. Para provar a identidade trigonométrica fundamental é suficiente mostrar que a função

é constante e igual a 1. No entanto, ao diferenciá-la e ao aplicar os dois fatos que acabamos de mencionar vemos que então z é constante e .

Essa forma da identidade também não tem conexão direta com o teorema de Pitágoras.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Este resultado pode ser encontrado usando a fórmula da distância para a distância da origem até o ponto . Ver Cynthia Y. Young (2009). Algebra and Trigonometry 2nd ed. [S.l.]: Wiley. p. 210. ISBN 0-470-22273-5  Essa abordagem presume o teorema de Pitágoras. Alternativamente, poderia-se simplesmente substituir os valores e determinar que o gráfico é um círculo.
  2. Tyn Myint U., Lokenath Debnath (2007). «Example 8.12.1». Linear partial differential equations for scientists and engineers 4th ed. [S.l.]: Springer. p. 316. ISBN 0-8176-4393-1