Identified

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Identified
Álbum de estúdio de Vanessa Hudgens
Lançamento Estados Unidos 1 de Julho de 2008
(ver outras datas)
Gravação 1 de Outubro de 200725 de Abril de 2008
Gênero(s) Pop, dance-pop, R&B[1]
Duração 37:44
Formato(s) CD, download digital
Gravadora(s) Hollywood Records
Produção Scott Jacoby, Dr. Luke, Max Martin, Benny Blanco, Antonina Armato, Tim James, J. R. Rotem, Christopher Rojas, Emanuel Kiriakou, The Messengers
Cronologia de Vanessa Hudgens
V
(2006)
Capa do Japão
Capa da África do Sul e Europa
Singles de Identified
  1. "Sneakernight"
    Lançamento: 20 de Maio de 2008

Identified é o segundo álbum de estúdio solo da cantora e atriz norte-americana Vanessa Hudgens. Foi lançado nos Estados Unidos no dia 1º de Julho de 2008 e em Fevereiro de 2009 na maioria dos países europeus. O álbum manteve o gênero teen pop do álbum anterior, V, porém teve mais influência do electropop e R&B contemporâneo, recebendo críticas positivas quanto à originalidade musical, porém teve vendagens modestas, não superando em números o seu primeiro álbum.

Hudgens mais uma vez trabalhou com os produtores e compositores Antonina Armato e Tim James, além de trabalhar pela primeira vez com Dr. Luke, Max Martin, Benny Blanco e J. R. Rotem. Identified é mais maduro e menos comercial que o anterior, além de ser mais próximo ao estilo e vida pessoal de Vanessa, dando significado ao seu título, Identified (em português: identificado).

Antecedentes e contexto[editar | editar código-fonte]

"Eu gostei dele, porque ele tem mais a ver comigo, é diferente do primeiro, dá para se ouvir vários 'lados' da minha voz. Eu só joguei, me diverti, tentei buscar coisas novas e fazer algo diferente com ele. Ele aborda temas mais 'crescidos', não é apenas pop, existem canções dançantes, outras menos, outras calmas, nesse novo álbum eu senti que tinha um controle maior sobre ele, e um pouco mais de tempo para fazer do que com o primeiro."

— Vanessa sobre o álbum

As gravações do álbum chegaram ao fim aproximadamente no final de abril de 2008. A produção do álbum ficou nas mãos de grandes nomes da indústria fonográfica, como Dr. Luke, que já trabalhou com Avril Lavigne, Backstreet Boys, Pink, Kelly Clarkson, entre outros. Além de Dr. Luke, vários outros produtores, compositores e arranjadores bem renomados trabalharam no disco com Vanessa, como Scott Jacoby, Jonathan "J.R." Rotem, Johnny Vieira, Chris Rojas, Emanuel Kiriakou, Antonina Armato e Tim James. A canção "Amazed", em que Vanessa faz um dueto com Lil Mama nos vocais, é a única faixa com uma participação especial e a primeira vez que um outro artista participa de um álbum de Vanessa.

Vanessa declarou sobre o álbum: "Eu sempre tive um talento especial para um som mais soul, jazz, então logo de cara eu meio que quis me soltar, e vem com um som que ninguém ouviu de mim antes".[2] Em entrevista à revista Entertainment Weekly, Vanessa disse: "O álbum é definitivamente sofisticado. Mas também é extravagante e divertido, algo do qual poderia dizer, hey, escutem isso."

Foram lançadas diversas versões do álbum, algumas contendo diferentes faixas bônus e capas. A edição padrão do álbum contém 12 faixas, enquanto a versão europeia e sul-africana do álbum contém três faixas bônus e uma capa exclusiva. A versão japonesa do álbum contém 11 faixas e quatro faixas bônus, além de uma capa exclusiva. A loja digital iTunes também lançou versões especiais do álbum, contendo uma faixa bônus na América do Norte e cinco faixas bônus na África do Sul e Europa. Foi comercializada uma edição limitada do álbum, chamada fan pack, que incluía, além do CD, uma camiseta e 60 dias de qualidade de membro no fã-clube de Hudgens, reunidos em um box set.

Para promover o álbum, Vanessa concedeu entrevistas aos programas de televisão Good Morning America e Live with Regis and Kelly. No mesmo dia do lançamento norte-americano do álbum, Hudgens foi aos estúdios da MTV para uma aparição no programa de televisão Total Request Live, para também apresentar o clipe do primeiro single do álbum, "Sneakernight". Hudgens também concedeu entrevistas ao programa de rádio On-Air With Ryan Seacrest da KIIS-FM e à revista Entertainment Weekly, e iniciou uma turnê, chamada Identified Summer Tour, para promover o álbum nos Estados Unidos, Canadá e México.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Performance comercial[editar | editar código-fonte]

Na primeira semana, o álbum vendeu 22 mil cópias nos Estados Unidos,[3] estreando na 23ª posição na Billboard 200. As vendas foram menores que seu primeiro álbum, V, que vendeu 34 mil cópias na primeira semana, porém conseguiu alcançar uma posição mais alta que o antecessor. O álbum permaneceu oito semanas na tabela norte-americana. Estima-se que o álbum tenha vendido cerca de 150 mil cópias nos Estados Unidos e 500 mil cópias mundialmente.

Crítica[editar | editar código-fonte]

Críticas profissionais
Pontuações agregadas
Fonte Avaliação
Metacritic (63/100)[4]
Avaliações da crítica
Fonte Avaliação
Allmusic 3.5 de 5 estrelas. (link)
Billboard Positiva (link)
Blender 3 de 5 estrelas. (link)
Digital Spy 2 de 5 estrelas. (link)
Entertainment Weekly C+ (link)
Robert Christgau Negativa (link)
Rolling Stone 3 de 5 estrelas. (link)
The New York Times Positiva (link)
Variety Positiva (link)

O álbum recebeu críticas favoráveis, tendo como pontuação agregada 63, baseando-se em 7 críticas.[4] A revista musical Billboard disse que o álbum "define-se aos pré-adolescentes como um pop começa-e-para que varia de agradável (na faixa "Identified") a maçante (na faixa "Amazed") e até enjoativa (na faixa "Hook It Up"). Mas para as garotas pequenas, é mais um álbum para cantar junto sem parar".[5] The New York Times disse que "um punhado de canções como estas teriam sido suficientes para ajudar a amadurecer a sua imagem, e ainda que "Identified" é, sem dúvidas, muito mais interessante e inesperado".[6] O jornal também considerou "Gone with the Wind", presente no álbum, a melhor música de Vanessa já apresentada.

Blender afirmou que "a voz dela foi feita para graves e quando ela permite isso, sua voz torna-se sensual, o que prova que ela tem futuro após High School Musical".[7] Variety disse que o álbum "mostra que a veterana de High School Musical está pronta para graduar-se. As melhores partes do álbum se percebem através do alcance de sons mais maduros, ainda que ela jogue suas fichas em grandes porções de pop adolescente. O elo mais fraco das músicas de Hudgens é a sua voz fina conduzindo-as".[8]

Singles[editar | editar código-fonte]

  • "Sneakernight" foi lançado como primeiro e único single oficial do álbum. A faixa, composta por J. R. Rotem e Silya Nymoen e produzida por Rotem, foi lançada em 20 de Maio de 2008 nos Estados Unidos e em 8 de Fevereiro de 2009 na Europa. O single atingiu a posição 88 na EUA Billboard Hot 100 e baixas posições em outros países. Foi lançado na América do Norte um extended play (EP), intitulado Sneakernight the Remixes!, contendo apenas remixes da canção, ajudando a música a alcançar o top 10 na tabela dance da Billboard. O videoclipe foi dirigido por R. Malcolm Jones e estreou no dia 13 de Junho de 2008.

Outras músicas[editar | editar código-fonte]

  • "Identified" estava cogitada para ser o segundo single do álbum, porém não foi lançada. Em compensação, a Rádio Disney passou a tocar a música a partir de 15 de Julho de 2008. Apesar de não ter sido lançada como single, a música atingiu a posição 98 na tabela musical Japan Hot 100, sendo a primeira entrada de Vanessa nesta tabela.[9]
  • "Amazed" (com participação de Lil Mama), assim como "Identified", estava cogitada para ser o segundo single do álbum, porém também não foi lançada. De maneira semelhante, a Rádio Disney passou a tocar a música a partir de 20 de Novembro de 2008 e foi incluída no CD Radio Disney Jams Vol. 11, bem como no CD Family Jams Vol. 2, ambos da Walt Disney Records.

Faixas[editar | editar código-fonte]

Edição padrão
N.º Título Compositor(es) Duração
1. "Last Night"   S. Nymoen, S. Jacoby 3:10
2. "Identified"   L. Gottwald, C. Dennis, M. Martin 3:21
3. "First Bad Habit"   L. Gottwald, C. Dennis 3:02
4. "Hook It Up"   A. Armato, T. James, D. Karaoglu 2:52
5. "Don't Ask Why"   L. Gottwald, C. Dennis, B. Dozier 3:10
6. "Sneakernight"   J. R. Rotem, S. Nymoen 2:59
7. "Amazed" (com participação de Lil Mama) L. Gottwald, C. Dennis, B. Levin, N. Kirkland 2:59
8. "Don't Leave"   A. Armato, T. James, J. McCartney 3:08
9. "Paper Cut"   Johnny Vieira 2:48
10. "Party on the Moon"   C. Rojas, N. Atweh, A. Messinger 3:50
11. "Did It Ever Cross Your Mind"   Johnny Vieira 3:10
12. "Gone with the Wind"   M. Youseff, K. DioGuardi, W. Afanasieff, E. Kiriakou, Z. Bey, B. Howard 3:28

Tabelas[editar | editar código-fonte]

Histórico de lançamento[editar | editar código-fonte]

Créditos[editar | editar código-fonte]

Identified Summer Tour[editar | editar código-fonte]

Identified Summer Tour
Turnê de Vanessa Hudgens
Álbum(ns) associado(s) Identified
Data de início 1 de Agosto de 2008
Data de fim 13 de Setembro de 2008
Número de
apresentações
21 nos Estados Unidos
1 no Canadá
4 no México
Cronologia de turnês de Vanessa Hudgens
High School Musical: The Concert
(2006/2007)

Identified Summer Tour foi a primeira turnê de Vanessa Hudgens como artista solo principal. A turnê serviu para promover seu segundo álbum de estúdio solo, Identified, e percorreu Estados Unidos, Canadá e México. O roteiro incluiu músicas dos dois álbuns solos de Hudgens (V e Identified), além da música "Gotta Go My Own Way", cantada por Vanessa e Zac Efron no filme e na trilha sonora de High School Musical 2. Corbin Bleu, Jordan Pruitt, Drew Seeley, Mandy Moore, Rooney e Disney Under the Stars foram os atos de abertura (alternadamente). A turnê teve ao todo 26 apresentações, iniciando em 1 de Agosto de 2008 e finalizando em 13 de Setembro do mesmo ano.[25][26][27] A maioria das apresentações aconteceram em festivais de música e em feiras estaduais.

Atos de abertura[editar | editar código-fonte]

  • Corbin Bleu (5 de Agosto, 14 de Agosto, 26 de Agosto a 7 de Setembro de 2008)
  • Rooney (8 de Agosto e 9 de Agosto de 2008)
  • Jordan Pruitt (9 de Agosto, 15 de Agosto e 27 de Agosto de 2008)
  • Drew Seeley (15 de Agosto e 27 de Agosto de 2008)
  • Disney Under the Stars (23 de Agosto de 2008)
  • Mandy Moore (9 a 13 de Setembro de 2008)

Roteiro[editar | editar código-fonte]

  1. Abertura
  2. "Sneakernight"
  3. "Let Go"
  4. "Never Underestimate a Girl"
  5. "Identified"
  6. "Say OK"
  7. "Amazed"
  8. "First Bad Habit"
  9. "Don't Ask Why"
  10. "Let's Dance"
  11. "Hook It Up"
  12. "Last Night"
  13. "Gotta Go My Own Way"
  14. "Come Back to Me"

Datas da turnê[editar | editar código-fonte]

Data Cidade País Local
América do Norte[28][29][30][31]
1 de Agosto de 2008 Bessemer  Estados Unidos Coca-Cola Amphitheater
2 de Agosto de 2008 Baton Rouge Coca Cola Stage
5 de Agosto de 2008 West Allis Miller Lite Main Stage
7 de Agosto de 2008 Austell Music Mill Amphitheatre
8 de Agosto de 2008 Jackson Jackson County Fair Grandstand
9 de Agosto de 2008 Lewisburg State Fair of West Virginia Grandstand
12 de Agosto de 2008 Midland Midland County Fair Grandstand
14 de Agosto de 2008 Des Moines Iowa State Fair Grandstand
15 de Agosto de 2008 Louisville Freedom Hall
16 de Agosto de 2008 Springfield Illinois State Fair Grandstand
18 de Agosto de 2008 Meadville Crawford County Fair Grandstand
19 de Agosto de 2008 Jackson Township Northern Star Arena
22 de Agosto de 2008 Sacramento Golden1 Stage
23 de Agosto de 2008 Salem The Pavilion
24 de Agosto de 2008 Vancouver  Canadá Rogers Amphitheatre
26 de Agosto de 2008 Dayton  Estados Unidos Fifth Third Field
27 de Agosto de 2008 Geddes Mohegan Sun Grandstand
28 de Agosto de 2008 Canfield Canfield Fair Grandstand
30 de Agosto de 2008 Rockford Miller Lite Great Lawn
5 de Setembro de 2008 Salt Lake City Dish Network Grandstand
6 de Setembro de 2008 Albuquerque Tingley Coliseum
7 de Setembro de 2008 Santa Mônica Third Street Promenade
9 de Setembro de 2008 Monterrey  México Arena Monterrey
11 de Setembro de 2008 Puebla Auditorio Siglo XXI
12 de Setembro de 2008 Zapopan Auditorio Telmex
13 de Setembro de 2008 Cidade do México Plaza México
Shows cancelados[32]
Data Cidade País Local
América do Norte
9 de Agosto de 2008[A] Hamburg  Estados Unidos Erie County Fair Grandstand
A A apresentação foi cancelada antes que Vanessa pudesse começar a cantar, pois os organizadores determinaram que era muito perigoso prosseguir com o show devido aos fortes relâmpagos. O show não foi reprogramado, mas os titulares dos ingressos puderam receber um reembolso ou trocar ingressos para outro show com assentos disponíveis.

Referências

  1. Phares, Heather. «Identified - Vanessa Hudgens : Songs, Reviews, Credits, Awards : AllMusic». Consultado em 28 de Dezembro de 2012 
  2. «Título ainda não informado (favor adicionar)». WordPress 
  3. «Título ainda não informado (favor adicionar)» (em inglês). Billboard 
  4. a b «Título ainda não informado (favor adicionar)» (em inglês). Metacritic.com 
  5. «Título ainda não informado (favor adicionar)» (em inglês). Billboard 
  6. «Título ainda não informado (favor adicionar)» (em inglês). Nytimes.com 
  7. «Título ainda não informado (favor adicionar)» (em inglês). Blender.com 
  8. «Título ainda não informado (favor adicionar)» (em inglês). Variety.com 
  9. «Japan Hot 100 - July 7, 2008». Japan Hot 100. Consultado em 7 de julho de 2008. Cópia arquivada em 18 de novembro de 2014 
  10. «Título ainda não informado (favor adicionar)» (em alemão). Musicline.de 
  11. 26noticias.com.ar http://www.26noticias.com.ar/mamma-mia-como-venden-estos-cuatro-72421.html. Cópia arquivada em 6 de janeiro de 2015  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  12. «Título ainda não informado (favor adicionar)» (PDF) (em inglês). Pandora.nla.gov.au 
  13. «Título ainda não informado (favor adicionar)» (em inglês). Austriancharts.at 
  14. «Coldplay's 'Viva' still at No. 1». Jam!. Consultado em 3 de dezembro de 2014. Cópia arquivada em 3 de dezembro de 2014 
  15. «Título ainda não informado (favor adicionar)» (em inglês). officialcharts.com 
  16. «"Identified" na Billboard 200» (em inglês). Billboard. Consultado em 29 de novembro de 2009 
  17. «"Identified" na Billboard Digital Albums» (em inglês). Billboard. Consultado em 29 de novembro de 2009 
  18. ifpi.gr http://wayback.archive.org/web/20090326185536/http://www.ifpi.gr/chart01.htm. Consultado em 26 de março de 2009  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  19. a b «"Identified" em charts» (em inglês). Acharts.us. Consultado em 29 de novembro de 2009 
  20. «Vanessa Hudgens on Oricon». Contents.oricon.co.jp 
  21. «CZ - ALBUMS - TOP 100». Ifpicr.cz 
  22. «Título ainda não informado (favor adicionar)» (em inglês). Swisscharts.com 
  23. «Ranking Mensual CAPIF» (em espanhol). Consultado em 15 de Julho de 2013. Arquivado do original em 13 de Setembro de 2008 
  24. «Título ainda não informado (favor adicionar)» (em inglês). allmusic 
  25. «Título ainda não informado (favor adicionar)». Music.spreadit.org 
  26. «Título ainda não informado (favor adicionar)» (em inglês). Popcrunch.com 
  27. «Título ainda não informado (favor adicionar)». Findarticles.com 
  28. «Vanessa Hudgens Tour Summer 2008». PopCrunch.com. 16 de maio de 2008. Consultado em 22 de dezembro de 2013 
  29. «More Stops Added to Vanessa Hudgens' Summer Concert Schedule». Crushable.com. 16 de maio de 2008. Consultado em 22 de dezembro de 2013 
  30. «Debuta Vanessa Hudgens como solista en Monterrey» [Vanessa Hudgens, as soloist, makes debut in Monterrey]. El Universal (em espanhol). 10 de setembro de 2008. Consultado em 22 de dezembro de 2013 
  31. «Vanessa Hudgens complace a sus seguidores con concierto en Puebla» [Vanessa Hudgens pleases her followers with concert in Puebla]. El Universal (em espanhol). 10 de setembro de 2008. Consultado em 22 de dezembro de 2013 
  32. «Local News Briefs». The Buffalo News. Berkshire Hathaway. 10 de agosto de 2008. Consultado em 22 de dezembro de 2013. (pede subscrição (ajuda))