Igor Moiseyev

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Igor Moiseyev
Nascimento 8 de janeiro de 1906
Kiev
Morte 2 de novembro de 2007 (101 anos)
Moscou
Sepultamento Cemitério Novodevichy
Cidadania Império Russo, República Socialista Federativa Soviética Russa, União Soviética, Rússia
Alma mater Academia Estatal de Coreografia de Moscou
Ocupação coreógrafo, bailarino, mestre de balé
Prêmios Prêmio Stalin, Prêmio Estatal da URSS, Ordem de Lenin, Herói do Trabalho Socialista, Ordem da Revolução de Outubro, Ordem da Insígnia de Honra, Artista do Povo da União Soviética, Ordem ao Mérito pela Pátria de 1.ª classe, Ordem "Por Mérito à Pátria", Classe II, Terceiro grau da Ordem ao Mérito pela Pátria, Prêmio Lenin, Ordem da Bandeira Vermelha do Trabalho, Ordem da Amizade dos Povos, Medalha em Comemoração aos 850 Anos de Moscou, Medalha de "Mérito de Trabalho da Grande Guerra Patriótica 1941-1945", Artista do Povo da República Socialista Federativa Soviética da Rússia, Artista Honorário da República Socialista Federativa Soviética da Rússia, Ordem do Mérito, 3ª classe

Igor Alexandrovich Moiseyev (em russo: Игорь Александрович Моисеев) (Kiev, 21 de janeiro de 1906 - Moscovo, 2 de novembro de 2007) foi um coreógrafo russo.

Graduado em ballet no Teatro Bolshoi em 1924, aí atuou até 1939. A sua primeira coreografia no Bolshoi foi Footballer em 1930, e a última Spartacus, numa versão própria baseada na de Nikolai Volkov, com música de Aram Khachaturian, em 1954.

Desde princípios da década de 1930 dirigiu desfiles acrobáticos na Praça Vermelha de Moscovo. Em 1936, Viatcheslav Molotov colocou-o como encarregado de uma nova companhia de dança, conhecida desde então como Ballet Moiseyev. Cerca de 200 coreografias foram elaboradas por Moiseyev para esta companhia, algumas humorísticas representando jogos de futebol e outras como guerrilhas. Depois de visitar a Bielorrússia, realizou a coreografia de uma dança do país, Bulba (batata), que com o tempo se tornou em dança tradicional bielorrussa.

Moiseyev foi nomeado Artista Nacional da União Soviética em 1953, Herói do Trabalho Socialista em 1976, recebeu o Prémio Lenine em 1967, em quatro ocasiões - 1942, 1947, 1952, 1985 -, o Prémio do Estado Soviético, o Prémio da Federação Russa em 1996, a Medalha Mozart da Unesco, e muitos outros prémios e condecorações na União Soviética, Rússia, Espanha e outros países.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Igor Moiseyev

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.