Igreja Anglicana na América do Norte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Igreja Anglicana na América do Norte é uma igreja Cristã na tradição Anglicana, existente nos Estados Unidos e Canadá. Segundo os seus dados oficiais, reúne 29 dioceses em 983 paróquias, servindo mais de 112,000 fiéis nos Estados Unidos e Canadá.[1] [2] Em 2009, o Arcebispo Robert Duncan foi eleito o seu primeiro Arcebispo e Primaz por um período de cinco anos. Em 2014, Foley Beach, Bispo da Diocese Anglicana do Sul, foi eleito o seu sucessor. A sede da província em formação da Comunhão Anglicana situa-se em Ambridge, Pensilvânia.

A Igreja Anglicana na América do Norte não é membro ainda da Comunhão Anglicana, mas está em comunhão plena com as Igrejas Anglicanas da Nigéria, Uganda e Sudão[3] , e está filiada na Irmandade de Anglicanos Confessionais (Fellowship of Confessing Anglicans).

História[editar | editar código-fonte]

A Igreja Anglicana na América do Norte foi fundada por Anglicanos que abandonaram a Igreja Anglicana do Canadá e a Igreja Episcopal dos Estados Unidos, em resposta aos seus ensinamentos mais liberais e menos de acordo com a tradição Anglicana, incluindo a percepção de que estas igrejas não ensinavam mais que Jesus Cristo é o único caminho para a salvação. O novo corpo eclesiástico sustenta que as duas igrejas "têm sistematicamente acomodado e incorporado práticas e ensinamentos não-Bíblicos e não-Anglicanos".[4]

Referências

  1. Anglican Church in North America.Church Locator. Accessed February 16, 2009.
  2. "Council Recognizes Two New Dioceses". ACNA, June 14, 2010. Accessed June 16, 2010.
  3. Advent Letter from Archbishop Duncan. Visitado em 2011-12-16.
  4. ACNA: Our Genesis

Ligações externas[editar | editar código-fonte]