Igreja Matriz de São Gonçalo do Sapucaí

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante
Igreja Matriz de São Gonçalo do Sapucaí
Tipo
Estilo dominante Eclético com Neoclássico
Construção De 1957 a 1958
Diocese Diocese de Campanha, Arquidiocese de Pouso Alegre
Geografia
País Brasil
Coordenadas 21° 53' 33" S 45° 35' 43" O

A Igreja Matriz de São Gonçalo do Sapucaí é um templo da Igreja Católica, reconstruído na década de 1950[1], e localizado na cidade brasileira de São Gonçalo do Sapucaí, sul de Minas Gerais. É sede da paróquia de São Gonçalo do Amarante e consagrada ao santo homônimo.

Histórico[editar | editar código-fonte]

A construção atual é precedida por pelo menos duas outras ermidas, em evocação ao beato português Gonçalo de Amarante[2]. A primeira data de antes do ano de 1748, ano este em que os livros de assentamentos de batismo da Igreja de Santo Antônio, da cidade de Campanha, começam a apresentar registros na então capela de São Gonçalo, filial daquela paróquia. Seu primeiro vigário terá sido o padre Antônio Garcia da Rosa, que assistiu os ofícios na ermida de 1748 a 1750[3].

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

Utiliza em sua fachada os estilos eclético e neoclássico, apresentando em seu frontispício dois pavimentos enquadrados por pilastras relevadas, que se arrematam em um frontão triangular, que é interrompido decorado e ladeado por torres[3]. As fachadas laterais são idênticas, obedecendo o partido arquitetônico utilizado na fachada principal. O interior é constituído por nártex, coro, naves central e laterais, que são abertas para a nave central sustentadas por colunas com fuste redondo e capitel simples, sem ornamentos.

Referências

  1. «O lado histórico das igrejas católicas». Brasil Metrópole. 26 de novembro de 2011. Consultado em 16 de maio de 2015 
  2. Noviello, Celeste (1995). Minha Terra. Três Corações: Excelsior Gráfica e Editora 
  3. a b «Inventário de proteção do acervo cultural - Capela de São Gonçalo». Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Sapucaí. Consultado em 16 de maio de 2015 
Ícone de esboço Este(a) artigo sobre capela, igreja ou catedral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.