Igreja Matriz de Santa Terezinha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja Matriz de Santa Terezinha
Dados
Estado  Rio Grande do Norte
Município Janduís
Diocese Mossoró
Criação 01 de outubro de 1912 (111 anos)
Contatos
Paróquia do Brasil

A Igreja Matriz de Santa Terezinha é o principal templo católico do município de Janduís/RN. Faz parte da Diocese de Mossoró, estando situada no Zonal do Vale [1]. O nascimento do município está diretamente ligado a criação da igreja, constituindo-se ao seu redor. A Igreja de Santa Terezinha é datada de 1912 [2]. Inicialmente, Janduís teve como padroeiro São Bento. O crescente aumento de devotos de santa Terezinha no município a proclamou padroeira da cidade. Atualmente, São Bento é padroeiro de bairro homônimo localizado no município [1].

Santa Teresinha de Lisieux, padroeira do município, foi beatificada em 1923 e canonizada em 1925. O impacto de sua "A História de uma Alma", uma coleção de seus manuscritos autobiográficos publicados e distribuídos um ano depois de sua morte, foi tremendo e ela rapidamente tornou-se um dos santos mais populares do século XX. Pio XI fez dela a "estrela de seu pontificado" [3], beatificando-a em 1923 e canonizando-a dois anos depois.

A igreja localiza-se em frente à histórica Praça de Santa Terezinha, no centro comercial do município. A Festa de Santa Terezinha, que ocorre todo mês de outubro, traz milhares de pessoas de outras cidades e estados, com atrações de renome nacional, com artistas da terra e espaços temáticos, como a barraca delícias da terra [4]. A Procissão de encerramento dos festejos da Padroeira Santa Terezinha, mais conhecida como Procissão das Rosas, é uma tradição católica que acontece em Janduís/RN no último dia da Festa de Santa Terezinha. Com décadas sendo realizada ininterruptamente, é a mais antiga celebração religiosa do município e é considerada uma das mais tradicionais procissões do estado [2].

Semana Santa[editar | editar código-fonte]

Tradicionalmente, a encenação da "Paixão de Cristo" é realizada no adro da Igreja de Santa Terezinha na Sexta-Feira da Paixão. A apresentação atrai centenas de pessoas do município e cidades circunvizinhas para conferir uma das mais tradicionais encenações da 'Paixão de Cristo' do Rio Grande do Norte [5]. A encenação abrange principalmente as horas finais da vida de Jesus, começando com a agonia no jardim de Getsêmani, a insônia e agravo da Virgem Maria, terminando com uma breve descrição de sua ressurreição. Além disso, também é comum entre os católicos janduienses durante o período da Semana Santa a distribuição de peixes para a comunidade no adro da Igreja de Santa Terezinha.

Referências

  1. a b «Portal da Diocese de Mossoró.». Portal da Diocese de Mossoró. 
  2. a b Pires, Robson. «Janduís celebra festa de Santa Terezinha» 
  3. Görres, Ida Friederike (1959). The Hidden Face: A Study of St. Thérèse of Lisieux. [S.l.: s.n.] 
  4. Régis, Joana. «Testemunhos de um tempo vivido: fragmentos e contextos de uma narrativa de Janduís-RN» (PDF) 
  5. ASSECOM, Prefeitura de Janduís (19 de abril de 2019). «ESPETÁCULO DA PAIXÃO DE CRISTO EMOCIONA PÚBLICO JANDUIENSE»