Igreja Matriz de Santo Antônio (Santa Bárbara)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A igreja matriz de Santo Antônio, em Santa Bárbara (Minas Gerais), também chamada matriz de Santa Bárbara, é uma igreja setecentista de Minas Gerais, tombada pelo IPHAN, conhecida por ter pinturas de Mestre Ataíde em estilo barroco mineiro.[1]

Características[editar | editar código-fonte]

Faz parte do grupo das igrejas que em 1724, foram erigidas como sedes de vigairarias coladas, ou seja, está entre as mais antigas da capitania. Fica localizada na parte baixa de uma avenida que começa na igreja do Rosário em frente a uma pequena praça, no centro histórico da cidade.

Igreja Matriz de Santo Antônio - Santa Bárbara - MG

História[editar | editar código-fonte]

Igreja Matriz de Santo Antônio no início do século XX. Foto Arquivo Nacional.

A história da construção da matriz é razoavelmente documentada e nos revela que o templo passou por várias reformas e reconstruções ao longo dos últimos séculos. Há registros dos nomes de muitos daqueles que trabalharam aqui: Francisco Maria Xavier, Antônio Martins Passos e João da Costa Batista, empreiteiros; Manuel Rebelo de Souza, Gonçalo Francisco Xavier, José Rodrigues da Silva e sobretudo Manuel da Costa Ataíde, pintores. Há registro também das várias irmandades que se uniram no esforço de erguer e conservar essa destacada matriz, além da Irmandade do Santíssimo: São Miguel e Almas, Santo Antônio e Nossa Senhora do Terço.

Dom frei José da Santíssima Trindade, Bispo de Mariana do princípio do século XIX, considerou a matriz de Santo Antônio a mais bela de todas as que visitou na viagem pastoral que empreendeu em 1821 pela sua diocese, com seus seis altares mais a capela do Senhor dos Passos. De fato assim é ainda hoje.

Referências

  1. «Santa Bárbara – Igreja Matriz de Santo Antônio». IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Consultado em 6 de janeiro de 2022 
Ícone de esboço Este(a) artigo sobre capela, igreja ou catedral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.