Igreja da Cidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Igreja da Cidade
Campus Colina em São José dos Campos
Orientação Batista
Origem 27 de dezembro de 1942, São José dos Campos, São Paulo
Sede São José dos Campos, Brasil
Número de membros 15.000
Página oficial igrejadacidade.net

A Igreja da Cidade em São José dos Campos, antiga Primeira Igreja Batista (PIB) em São José dos Campos, é uma igreja batista localizada no Vale do Paraíba, em São Paulo, Brasil. Deu origem à Rede de Igrejas da Cidade, e atualmente é liderada pelos pastores Carlito e Leila Paes. A igreja tem cerca de 15.000 membros e o templo principal da sede, localizado no Campus Colina, possui 6.000 lugares[1]. Está afiliado com a Convenção Batista Brasileira.

História[editar | editar código-fonte]

A Igreja da Cidade em São José dos Campos nasceu em 1942, como Igreja Evangélica Batista de São José dos Campos. Mudou para Igreja Batista da Praça Kennedy e, em 1982, passou a chamar-se Primeira Igreja Batista em São José dos Campos. Em 2015 passou a se chamar Igreja da Cidade, como são chamadas as 15 igrejas plantadas por ela. Mudou sua sede de localidade por 5 vezes.

Foi precursora do ministério Purpose Driven no Brasil através de parceria com a Saddleback Church, do Pr. Rick Warren. Nos seus 75 anos de história, passou por 15 de renovação com o Pr. Carlito Paes e agora está em processo de expansão que foi iniciado em 2011 com a fundação da Igreja da Cidade em Taubaté. Embora tenha passado por processo de renovação, continua filiada à Convenção Batista Brasileira.

É conhecida no Brasil principalmente pelos eventos Auto de Páscoa[2], idealizado em 2003, espetáculo que atrai 40.000 espectadores ao ano, conferência Inspire (antiga IBCP), e Reação[3] [4].

Campus Colina[editar | editar código-fonte]

Hoje o Campus Colina[5] é a sede das Igrejas da Cidade, com 200 mil metros quadrados que englobam complexo esportivo, múltiplos auditórios, espaço para casamentos, restaurantes, escritórios e o colégio fundado pela igreja, Colégio Inspire. Está localizado no km. 145 da Rodovia Presidente Dutra sentido RJ, Vila Tatetuba, em São José dos Campos.

Iniciativas[editar | editar código-fonte]

Diversas iniciativas foram empreendidas pela igreja, como a Editora Inspire, o IPE (Instituto Propósitos de Ensino), que ministra cursos livres para a capacitação no ministério, a Rádio Cidade, a Rede Inspire, criada para servir igrejas brasileiras através do compartilhamento de recursos, a ABAP (Associação Beneficente de Ajuda ao Próximo), frente que realiza diversos trabalhos sociais em São José dos Campos, Agência 3.16 de publicidade e Colégio Inspire. Além disso a igreja atua por meio de mais de 200 ministérios e por células.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. G1 (ed.). «Igreja da Cidade faz show». G1. Consultado em 5 de maio de 2017. 
  2. G1 (ed.). «Auto de Páscoa atrai milhares». G1. Consultado em 5 de maio de 2017. 
  3. Gospel Prime (ed.). «PIB desfila em bloco carnavalesco». Gospel Prime. Consultado em 5 de maio de 2017. 
  4. G1 (ed.). «Carnaval de fé atrai 2 mil jovens». G1. Consultado em 5 de maio de 2017. 
  5. G1 (ed.). «Igreja batista cria complexo em São José». G1. Consultado em 5 de maio de 2017.