Igreja da Irlanda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Igreja da Irlanda
Eaglais na hÉireann
Bandeira de São Patrício
Orientação Protestante
Católica
Reformada
Fundador Henrique VIII
Origem Século XVI
Sede Dublin
Número de membros 390,000
Países em que atua Irlanda
Catedral de São Patrício, Dublin.

A Igreja da Irlanda (em irlandês: Eaglais na hÉireann) é uma divisão autônoma da Comunhão anglicana, a qual opera de modo inconsúltil através da fronteira entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte. Como outras igrejas anglicanas, ela considera-se tanto católica quanto reformada.[1]

Quando a Igreja da Inglaterra rompeu com o papa e a comunhão com a Igreja Católica Apostólica Romana, a Igreja da Irlanda procedeu da mesma forma, aderindo às novas regras, tornando-se a igreja estatal e mantendo a posse das propriedades da Igreja Católica Romana, apesar da mudança da doutrina. Todavia, a maioria da população permaneceu fiel à Igreja de Roma, e assim continua a ser até a presente data.

Todavia, apesar de sua inferioridade numérica, a Igreja da Irlanda permaneceu como igreja oficial do estado até perder esse status em 1 de janeiro de 1871.

Seu líder é o Arcebispo de Armagh, sob o título de Primaz de Toda Irlanda.

Seguidores[editar | editar código-fonte]

Os números da Igreja sofreram rápido decréscimo durante o século XX, particularmente na República da Irlanda após a independência; todavia, os últimos registos do censo da República (2006), incluem uma rara instância de crescimento relativo.[2]

Hoje em dia, a Igreja da Irlanda é, depois da Igreja Católica Romana, a segunda maior igreja em toda a Irlanda. É a maior igreja protestante na República da Irlanda, e a segunda maior da Irlanda do Norte (atrás apenas da Igreja Presbiteriana da Irlanda). Ela é governada por um Sínodo Geral de clérigos e leigos e organizada em doze dioceses e liderada pelo Arcebispo de Armagh (nominado "Primaz de Toda Irlanda"), cargo ocupado no presente por Alan Harper; o outro arcebispo da igreja é o Arcebispo de Dublin, John Neill.

Referências

  1. The Church of Ireland: About us
  2. O número de membros da Igreja cresceram 8,7% no período 2002-2006, enquanto que a população como um todo aumentou somente 8,2%. Informação do Republic of Ireland Central Statistics Office, Census 2006: Principal Demographic Results.
  • NEILL, Stephen. Anglicanism. Harmondsworth, 1965.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Cristianismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.