Igreja da Misericórdia (Terena)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja da Misericórdia
Igreja da Misericórdia (Terena)
Tipo igreja, edifício, património cultural
Geografia
Coordenadas 38° 37' 14.693" N 7° 24' 28.631" O
Mapa
Localização Terena - Portugal
Patrimônio sem protecção legal

A Igreja da Misericórdia de Terena, integrada no conjunto arquitetónico designado por Edifício e Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Terena,[1] sede da irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Terena, fica situada na Rua Direita, no centro histórico da vila de Terena, município de Alandroal.[2]

Embora não se conheça a data exacta da fundação da Misericórdia de Terena, sabe-se que deve ter ocorrido na segunda metade do século XVI, pois a abóbada da Capela-Mor da igreja é ainda do reinado de D.João III.

A fachada é muito simples, de empena triangular e portal marmóreo da segunda metade do século XVIII. O interior é de uma só nave, com coro lateral e púlpito de mármore. No alçado do lado do evangelho levantava-se a Galeria dos Mesários, de madeira entalhada. A capela-mor, de abóbada nervurada quinhentista, está revestida de pinturas murais do século XVIII, representando motivos florais. O retábulo é de talha dourada e marmoreada, decorada com as Armas Reais e os símbolos da Paixão de Cristo, expondo no Trono a imagem de roca do Senhor Jesus dos Passos.

Nos anexos da igreja situam-se as salas da Mesa e do consistório da Misericórdia. Presentemente a Misericórdia de Terena está sem actividade, encontrando-se a igreja muito arruinada e necessitando de restauro urgente.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Igreja da Misericórdia (Terena)

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.