Igreja da Palma (Salvador)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Igreja da Palma
Igreja da Palma
Estilo dominante barroco/rococó
Início da construção 1630
Geografia
País  Brasil
Cidade Salvador

A Igreja da Palma, também conhecida como Igreja de Nossa Senhora da Palma, localiza-se à Praça Ana Nery, s/n, Mouraria, Salvador/BA.

História[editar | editar código-fonte]

A igreja e convento foram construídos sobre o "Monte das Palmas", uma das primeiras áreas de expansão da cidade, devendo-se a sua edificação, em 1630, a ex-voto feito por Bernardino da Cruz Arraes, que estivera enfermo. O convento, desenvolvido em torno de um pátio retangular, ladeado pela igreja, é iniciado em 1670, posterior à igreja que, nesta época, é ampliada. Pertencente à Ordem dos Agostinhos Descalços, é transferida à Irmandade do Senhor da Cruz, em 1822, com o retorno daqueles a Portugal. Acredita-se que a igreja atual, da segunda metade do século XVIII, obedece basicamente o partido primitivo, com algumas alterações. Com planta em "T", a igreja é formada por nave, sacristia subdividida e acrescidos corredores laterais e tribunas. A fachada tem elementos em estilo rococó, encimada por frontão com volutas e nicho, flanqueada por torre com terminação piramidal. Seu interior é uma transição do rococó e neoclássico, e o teto da nave possui pintura ilusionista barroca, atribuída a Veríssimo de Souza Freitas.[1]

Uma placa epigráfica do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia foi fixada na parte externa da igreja, à esquerda, com a seguinte inscrição: "Em abril de 1625, na luta contra os holandeses, ergueu-se neste sítio uma bateria às ordens de D. João de Orellana, Antonio Moniz Barretos Tristão de Mendonça e, de abril a maio de 1638, Heitor de la Calche, aqui de novo se fortificou quando da invasão de Nassau. I.G.H.B. - 1938".

Placa comemorativa IGHB.

Referências

  1. «IPHAN - Igreja da Palma (Salvador, BA)». Consultado em 16 de maio 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este(a) artigo sobre capela, igreja ou catedral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.