Igreja de Nossa Senhora da Apresentação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, em cima de um monte, se destaca pelo seu estilo barroco.

Localizada na Praça Nossa Senhora da Apresentação, é considerada a igreja existente mais antiga do Rio de Janeiro, se destacando pelo seu estilo barroco primitivo.

História[editar | editar código-fonte]

Diretamente ligada à fundação do bairro de Irajá na Zona Norte, teve origem em 1613, quando Gaspar da Costa, ergueu a Capela Barroca de Irajá. A construção foi custeada pela comunidade.

O filho de Gaspar, em 30 de dezembro de 1644, instituiu a Paróquia Nossa Senhora da Apresentação de Irajá, e também foi seu primeiro vigário. A paróquia veio a se tornar a Igreja Matriz do bairro, confirmada por alvará de D. João IV em 10 de fevereiro de 1647.

A igreja nossa senhora da Apresentação em Irajá é a igreja mais antiga da cidade. Bem verdade que existiram 2 igrejas antes dela (a igreja da Candelária - que foi demolida em 1811 para ser reconstruída, e uma outra igreja, perdida com a derrubada do morro do Castelo. Logo, é a igreja mais antiga da cidade. Em segundo lugar, fica a igreja de Santo Antônio, no Largo da Carioca, de 1620.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Se(c)ções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios (desde maio de 2011).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]