Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Angra do Heroísmo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa
Igreja da Conceição, Angra: ao fundo o Forte de São Sebastião
Igreja da Conceição, Angra: interior.

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, também referida como Santuário de Nossa Senhora da Conceição, localiza-se na freguesia da Conceição, no Centro Histórico de Angra do Heroísmo, no Município de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, nos Açores.[1]

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1980.[1]

Juntamente com a Igreja da Sé, são os mais antigos templos da cidade.

História[editar | editar código-fonte]

Remonta à primitiva Ermida de Nossa Senhora da Conceição, erguida entre os anos de 1460 e 1474, por iniciativa de Álvaro Martins Homem, um dos primeiros povoadores de Angra. A ele se deve ainda, no mesmo período, a construção da primitiva Ermida de São Salvador, atual Sé Catedral.

Embora se desconheça a data da sua edificação, Alfredo da Silva Sampaio refere que o mais antigo documento que se conhece a respeito da Igreja da Conceição é um Alvará de João III de Portugal, passado em 26 de Março de 1553, determinando ao bispo que a ermida passasse a sede da paróquia de mesmo nome.

Ao longo dos séculos conheceu diversas reconstruções.

Em seu interior destacam-se:

  • um antigo órgão que pertencia ao Convento das freiras da Luz, na Praia da Vitória;
  • um quadro a óleo no baptistério, representando o batismo de Jesus;
  • a capela-mor, uma das mais ricamente decoradas da Terceira, com vários retábulos, alguns de reconhecido valor artístico. Sobre esta, Sampaio refere:
"Sobre o arco desta capela estão as armas reais portuguesas, e o tecto é todo coberto por quadros a óleo, em que se representa várias passagens das Escrituras, que têm relação com os mistérios de Nossa Senhora. Nas paredes entre os quadros que representam a morte de Nossa Senhora, São José e São João Baptista, distinguem-se dois grandes painéis, ocupando quase todo o comprimento da capela e que representam, de um lado o nascimento de Cristo, e do outro a Epifania."
  • ainda nesta capela, o vistoso cadeiral da antiga Colegiada da Conceição dos Clérigos.

Encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público pela Resolução n.º 41/80, de 11 de Junho, classificação consumida por inclusão no conjunto classificado da Zona Central da Cidade de Angra do Heroísmo, conforme a Resolução n.º 41/80, de 11 de Junho, e artigo 10.º e alínea a) do artigo 57.º do Decreto Legislativo Regional n.º 29/2004/A, de 24 de Agosto.

Características[editar | editar código-fonte]

Externamente o templo apresenta linhas sóbrias e harmoniosas. Internamente encontra-se dividida em três naves. A entrada é resguardada por um paravento por cima do qual está um largo coro-alto, com um pequeno órgão. A capela-mor apresenta vários retábulos.

Cronologia[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Angra do Heroísmo: Janela do Atlântico Entre a Europa e o Novo Mundo. Horta (Faial): Direcção Regional de Turismo dos Açores, s.d..
  • Diário dos Açores, 1955.

Referências