Igreja de Nossa Senhora da Vitória (Salvador)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Igreja de Nossa Senhora da Vitória, situada na praça Rodrigues Lima, largo da Vitória, em Salvador foi construída pelos portugueses no século XVI.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em outubro de 2007, procedeu o tombamento da igreja, medida tomada devido à ameaça da especulação imobiliária na área; o tombamento definitivo ocorreu apenas em 2014 que além da igreja, foi tombado também o acervo móvel e integrado do templo.[1] A paróquia está localizada no início do Corredor da Vitória, importante ponto turístico da cidade, onde estão o Museu Carlos Costa Pinto, o Museu de Arte da Bahia e o Museu Geológico.

A igreja, a segunda mais antiga do país,[1][2] abriga um grande acervo de imagens barrocas da escola baiana do século XVIII em seu altar.

Em janeiro de 2015, após 18 meses fechada para reforma, a igreja foi reaberta aos fiéis. Foram restaurados os afrescos, pinturas seculares, lápides, pia batismal, objetos de arte sacra, altar-mor, forros da nave e telhado. [2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Correio24horas. Igreja de Nossa Senhora da Vitória é tombada pelo Iphan, acessado em 18 de julho de 2014.
  2. a b Correio24horas. Após reforma, igreja da Vitória será reaberta no domingo, acessado em 23 de janeiro de 2015.