Igreja de Nossa Senhora da Vitória (Famalicão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Igreja de Nossa Senhora da Victória
Imagem de Nossa Senhora da Victória.

As origens da Paróquia de Famalicão perdem-se no tempo. Não se sabe quando foi criada a Paróquia, construída e Sagrada a Igreja, nem a idade da primitiva Imagem de Nossa Senhora da Victória, padroeira da Paroquia.

Um dos registos mais antigos, e que chegaram aos nossos dias, foi uma pedra com a inscrição de 1633, proveniente do portigo, a qual, era a Pedra Angula da originária Igreja primitiva, que existia no local da actual.

A quando da reconstrução para a nova Igreja, foi encontrado no subsolo, uma Imagem da Santíssima Trindade de pedra Ançã, datada do século XV ou XVI, proveniente da Visigótica Igreja de São Gião. Esta Imagem foi retirada no século XVIII, da Igreja Visigótica, pelo último pároco, que ali se deslocara para celebrar o culto, tendo sido trazida para casa do mesmo, no cimo da Serra. A quando da sua morte, a referida imagem, foi trazida para presidir à tumba funerária, no interior da Igreja Paroquial. Esta Imagem foi encontrada, como anteriormente foi dito, no ano de 1968, a quando da reestruturação da Igreja, embora danificada pela retro-escavadora podemos, ainda, observar a pintura original da Imagem em diversas partes.

Da Igreja primitiva, resta só a torre, com o seu campanário de 3 sinos, os quais começaram a tocar as horas em 1917, segundo inscrição, na mesma. A Igreja actualmente, tem arquitectura moderna, tendo sido feitos trabalhos de conservação ao longo dos tempos. De salientar, que à entrada se encontra em lugar de honra, a referida Imagem da Santissima Trindade, a qual recebe grande devoção do povo.

Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Igreja de Nossa Senhora da Vitória (Famalicão)