Igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde agosto de 2017). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
1ª Matriz de Nossa Senhora do Bom Conselho

A 1ª Matriz de Nossa Senhora do Bom Conselho, também conhecida como Santuário do Santíssimo Sacramento, é uma igreja situada no centro da cidade de Arapiraca.

Começou a ser construída em 1864 por Manoel André sobre o túmulo de Maria Isabel Silva Valente, e inaugurada no dia 2 de fevereiro de 1965. Representa o marco de fundação da cidade, pois ao redor da capela começou a crescer o povoado.

Após a construção da 1ª Matriz, devido ao grande crescimento do município, foi preciso a construção de uma Matriz maior, e foi levantada a Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho também no centro de Arapiraca. Seu primeiro pároco foi Padre Epitácio Santos, passando um bom tempo pastorando esta querida comunidade. Logo depois quem assumiu a paróquia foi Monsenhor Aldo de Melo Brandão (in memoriam), onde honrosamente administrou durante 25 anos, logo após sendo administrada por um período de 6 anos pelo Pe. Murilo dos Santos e nos tempos atuais tem como pároco o Pe. Antenor Montenegro. [1]

Nossa Senhora do Bom Conselho é a padroeira do município de Arapiraca, sendo esta data comemorada todos os anos no dia 2 de Fevereiro, com a cavalgada vinda da cidade de Bom Conselho, no estado de Pernambuco, onde os cavaleiros repetem a tradição iniciada por Manoel André, onde conta a história que o mesmo construiu uma capela onde havia enterrado sua esposa e lá deixou uma imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho. Logo após a acolhida da imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho, a mesma segue em procissão pelas ruas do centro de Arapiraca, encerrando com a celebração da santa missa e coroação da santa imagem.

Referências

Ícone de esboço Este(a) artigo sobre capela, igreja ou catedral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.