Igreja de Nossa Senhora do Pé da Cruz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre a igreja em Querença. Para a capela em Salir, veja Capela de Nossa Senhora do Pé da Cruz. Para a ermida em Faro, veja Ermida do Pé da Cruz.
Igreja de Nossa Senhora do Pé da Cruz
Fim da construção Século XVII
Religião Igreja Católica Romana
Diocese Diocese do Algarve
Website Página oficial da Diocese do Algarve
Geografia
País  Portugal
Região Distrito de Faro
Local Querença, no Concelho de Loulé

A Igreja de Nossa Senhora do Pé da Cruz, igualmente conhecida como Ermida de Nossa Senhora do Pé da Cruz, é um edifício religioso, localizado na Freguesia de Alte do Concelho de Loulé, no Distrito de Faro, em Portugal.

Caracterização[editar | editar código-fonte]

História[editar | editar código-fonte]

Construído no Século XVII, este edifício foi destruído no Sismo de 1755, só tendo sido reedificado em 1861, por iniciativa do pároco Joaquim da Costa Mealha; em 2002, foi recuperado, de forma a manter os seus traços arquitectónicos originais, pela Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Querença, tendo sido utilizados materiais semelhantes aos empregados na época em que este templo foi construído.[1] [2] [3]

Descrição[editar | editar código-fonte]

Contendo um só altar, dedicado a Nossa Senhora, a arquitectura deste edifício é um exemplo da influência do Estilo Chão no Algarve.[2] [3]

Referências

  1. «Recuperação e remodelação da Igreja Pé da Cruz em Querença». Diário Online. 7 de Maio de 2002. Consultado em 16 de Janeiro de 2010. 
  2. a b COLAÇO, Rute. «Ermida de Nossa Senhora do Pé da Cruz (Loulé)». RADIX - Ministério da Cultura. Consultado em 16 de Janeiro de 2010. 
  3. a b Vilas e Aldeias do Algarve Rural, 2003:106

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Vilas e Aldeias do Algarve Rural 2ª ed. (Faro: Globalgarve/Alcance/In Loco/Vicentina). 2003. p. 171. ISBN 972-8152-27-2. 
Ícone de esboço Este(a) artigo sobre capela, igreja ou catedral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.