Igreja de São Francisco (Faro)
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Novembro de 2020) |
A Igreja de São Francisco ou Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, é um edifício "notável" de Faro, situado no Largo de São Francisco, ao lado do convento com o mesmo nome. Em 1679 é lançada a primeira pedra da Igreja pelo Deão da Ordem Terceira do Carmo, D. Manuel Guerreiro Camacho, dentro da cerca do Convento de São Francisco.
O primitivo portal serviu de modelo ao da actual Ermida de Nossa Senhora do Repouso. O edifício primitivo foi objecto de profundas obras de remodelação, sendo de salientar a participação nestes trabalhos de Diogo Tavares e Ataíde, o mais prestigiado mestre pedreiro algarvio setecentista. Estas obras prolongaram-se pelos finais do século XVII.
No interior, destacam-se os retábulos da capela-mor e dos altares laterais, o revestimento em talha da cúpula do cruzeiro e os azulejos que cobrem a abóbada da ousia, bem como as quatro pinturas italianas encomendadas pelo Bispo do Algarve D. Francisco Gomes do Avelar, em 1792, e em particular “A Morte S. Francisco” pintada em Roma por Marcello Leopardi.
Fonte[editar | editar código-fonte]
Lameira, Francisco I. C. Faro Edificações Notáveis. Edição da Câmara Municipal de Faro, 1995.