Igreja de São Nicolau (Bilbau)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Under construction icon-yellow.svg
Este artigo carece de caixa informativa. Foi sugerido que adicione esta.
Text document with red question mark.svg
Este artigo contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde maio de 2012)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Fachada da igreja de São Nicolau
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Igreja de São Nicolau

A Igreja de São Nicolau (em espanhol: Iglesia de San Nicolás) é um templo católico em estilo barroco inaugurado em 1756 localizado na cidade de Bilbau (Biscaia, País Basco, Espanha).

Situa-se no Casco Viejo (zona histórica) da cidade, concretamente na Praça de São Nicolau, junto ao Parque del Arenal, e à margem direita da Ria de Bilbau. A sua fachada enfrenta com o Teatro Arriaga, situado junto à Ponte del Arenal, na extremidade sudoeste da praça.

Descrição[editar | editar código-fonte]

É uma igreja em estilo barroco com planta de cruz grega num quadrado e coberta por uma cúpula. Os ângulos mortos que ficam nos cantos são as capelas e a sacristia. A cúpula que cobre o templo tem forma de prisma, embora fique dissimulada pelo "gablete-campanário"[nt 1] situada a meio da fachada principal. Esta é composta pela entrada principal e por duas torres encostadas a ambos os lados, num esquema que lembra o da Catedral Metropolitana da Cidade do México.

No interior, de forma octogonal, existem cinco retábulos em estilo rococó, da autoria de Juan Pascual de Mena.

Culto[editar | editar código-fonte]

A igreja de São Nicolau é um templo religioso sob o orago de São Nicolau de Bari e sede da paróquia de São Nicolau.

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. «Espadaña» no texto original. Espadaña designa, em espanhol, uma estrutura mural para suporte de sinos (campanário) que se prolonga verticalmente e sobressai do resto do edifício, ou uma espécie de gablete que serve de campanário.. Ver artigo «Espadaña (arquitectura)» na Wikipédia em espanhol. Ver artigo «Bell-gable» na Wikipédia em inglês.

Referências[editar | editar código-fonte]