Igreja de Santa Maria Madalena (Olivença)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Interior manuelino da Igreja de Santa Maria Madalena

Igreja de Santa Maria Madalena é um templo situado em Olivença. Foi mandada construir por D. Manuel I no século XVI, tendo dado o nome à paróquia e à freguesia. A sua construção foi impulsionada por Frei Henrique de Coimbra, Bispo de Ceuta, celebrante da primeira missa no Brasil, que se encontra sepultado no seu interior.[1] Foi em parte inspirada no Convento de Jesus e na Sé de Elvas.[2] Tornou-se sede do bispado de Ceuta, após a inclusão de Olivença no território deste bispado[1] .

É um exemplo da beleza e esplendor do estilo Manuelino. A porta principal foi acrescentada posteriormente, durante o período do renascimento. O interior apresenta umas surpreendentes colunas retorcidas, como cordame de um barco, bem como seis retábulos barrocos com azulejos. Na parte exterior, é também possível observar as chamadas falsas ameias, gárgulas e pináculos, entre outros elementos arquitectónicos[2] .

No início do século XVIII, possuía um hospital e um convento franciscano, albergando 25 religiosos.[3] A qualidade das suas águas, captadas no chamado poço de São Francisco, era na altura elogiada, chegando os peregrinos a afirmar que era a melhor do Reino de Portugal[3] .

O Melhor Recanto de Espanha 2012[editar | editar código-fonte]

Em 2012, o monumento venceu a competição que elege os melhores e mais pitorescos recantos espanhóis, “O Melhor Recanto de Espanha 2012”, promovido pela petrolífera Repsol[4].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b http://www.jornalalenquer.com/noticia.asp?idEdicao=51&id=3161&idSeccao=639&Action=noticia
  2. a b http://www.olivenca.org/visitaVirtual_13.htm
  3. a b Corographia portugueza e descripçam topographica do famoso Reyno de Portugal, Tomo II, Padre António Carvalho da Costa, 1708
  4. «Igreja portuguesa de Olivença eleita "melhor recanto de Espanha"» 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Igreja de Santa Maria Madalena (Olivença)
Ícone de esboço Este(a) artigo sobre capela, igreja ou catedral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.