Igreja de Santa Teresinha do Menino Jesus (Porto Alegre)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Igreja de Santa Teresinha do Menino Jesus.
Igreja de Santa Teresinha
Igreja de Santa Teresinha do Menino Jesus (Porto Alegre)
Tipo
Construção 1941
Diocese Arquidiocese de Porto Alegre
Geografia
País Brasil
Coordenadas 30° 01' 22" S 51° 12' 41" O

A Igreja de Santa Teresinha do Menino Jesus é um templo católico na cidade de Porto Alegre, Brasil, notável pela série de murais de Aldo Locatelli e Emilio Sessa que possui em seu interior. A igreja está localizada na Rua Ramiro Barcelos nº 386, no bairro Floresta.

Sua fundação data de 1942, quando a paróquia foi criada, e a construção do prédio iniciou em 1946, sob coordenação do padre Atílio Fontana. Começou a funcionar em 1949, ainda não totalmente completa.

A data da contratação de Aldo Locatelli é incerta, mas em 1952 Emilio Sessa foi chamado para colaborar com ornamentação secundária e alguns painéis principais (abside e cúpula do presbitério), enquanto Locatelli realizava os painéis sobre a vida de Santa Teresa de Lisieux e uma cena da Eucaristia nas paredes, e os Evangelistas na cúpula do transepto.

A igreja foi erguida sobre um alto pódio, e a entrada se dá através de uma grande escadaria defronte. A fachada é modernista e austera, quase sem decoração salvo três painéis de motivo geométrico sobre as portas de entrada, localizadas no corpo principal que se projeta à frente dos corpos laterais das naves. No segundo pavimento três janelas retangulares e delgadas, e à sua frente uma grande cruz.

O interior é um interpretação moderna da estrutura típica das igrejas renascentistas, com três naves separadas por arcadas redondas, teto plano e uma capela-mor absidal, onde fica o altar-mor com uma grande estátua da Padroeira.

A decoração em pintura é rica mas não extravagante, mantendo um equilíbrio entre áreas livres e outras povoadas com cenas diversas. A ornamentação secundária inclui motivos florais e geométricos imitando caixotões em relevo e imitação de tijolos em certos elementos arquitetônicos como as colunas das arcadas, com belo efeito de conjunto.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • VARGAS, Élvio (org). Torres da Província: História e iconografia das igrejas de Porto Alegre. Porto Alegre: Pallotti, 2004. pp. 88–93