Igreja de Santiago de Antas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja de Santiago de Antas
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa
Igreja de Santiago de Antas: capela-mor.
Igreja de Santiago de Antas: detalhe do arco triunfal; aves bebendo do mesmo cálice e devorando uma presa, nos capitéis.

A Igreja de Santiago de Antas localiza-se na freguesia de Antas, no município de Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, em Portugal.[1]

Encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto nº 42.007 de 6 de dezembro de 1958.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Foi erguida, no século XIII, como igreja de um mosteiro que pertenceu à Ordem dos Templários.

Fontes documentais comprovam que, em 1549, era propriedade da Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. Entretanto o mosteiro desapareceu, tendo apenas resistido a igreja que é, presentemente, igreja paroquial,

Características[editar | editar código-fonte]

De estilo românico tardio, apresenta já alguns elementos do gótico.[2]

Apresenta planta simples, sem qualquer tipo de monumentalidade ou sumptuosidade assinalável. As suas características inserem-no no românico regional. Pela sua elevação, é comparada à igreja de Roriz, sua contemporânea.

O portal principal tem quatro arquivoltas ligeiramente apontadas, apoiadas, dos dois lados, em quatro colunas com capitéis lavrados ao estilo gótico. Apresenta um tímpano liso. Acima do portal há uma rosácea poliocular. O cunhal setentrional é reforçado por um contraforte. O cunhal meridional está encostado à torre do campanário, onde se acede ao Museu Paroquial de Arte Sacra,[3] através de uma porta ogival. As sineiras, duas em cada face, têm recorte semelhante. Um portal a sul apresenta capitéis rudemente antropomórficos.

O interior, de nave única, termina em arco triunfal de traçado ogival, assente em quatro meias colunas (duas de cada lado), com capitéis profusamente decorados com motivos geométricos, vegetalistas e zoomórficos (pares de aves a beber do mesmo cálice e outro a devorar uma presa e quadrúpedes). A capela-mor alberga quadros, imagens dos quatro Evangelistas, talha dourada e cobertura em caixotões, com decoração a ouro, resultantes de campanhas ulteriores, nomeadamente das realizadas já em período barroco. As paredes laterais estão revestidas a azulejos de tapete.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Carneiro, Eduardo Manuel Santos, Carneiro, Ana Paula Quinta Castro Faria (2007) “A Igreja de Santiago de Antas” in Uma Região Milenar – O Vale do Ave, HistóriGeo – CFVNF, Vila Nova de Famalicão.

Referências

  1. a b Ficha na base de dados SIPA
  2. Matos, Fernando Mota de; Igreja de São Tiago (matriz de Antas) in "Portugal: Património", Volume I, coordenação de Álvaro Duarte de Almeida e Duarte Belo, Círculo de Leitores, Rio de Mouro, 2007 ISBN 9789724239071
  3. Dia da Paróquia de Santiago de Antas in Paróquias de Portugal, acesso a 28 de Novembro de 2007

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Igreja de Santiago de Antas


Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.