Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Ermesinde)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
A Igreja do Sagrado Coração de Jesus em Ermesinde, Portugal.
Túmulo-relicário com os restos mortais da Beata Maria do Divino Coração.

A Igreja do Sagrado Coração de Jesus[1] (também referida como Igreja do Bom Pastor ou Santuário do Coração de Jesus) é um templo católico dedicado ao culto do Sagrado Coração de Jesus e que se localiza no Largo das Oliveiras, cidade de Ermesinde, concelho de Valongo, distrito do Porto, em Portugal.

Esta imponente igreja-santuário foi construída entre 14 de Julho de 1957 e 21 de Abril de 1966, e consagrada ao Coração de Cristo em cumprimento de um voto da Irmã Maria do Divino Coração, condessa Droste zu Vischering, personalidade da vida religiosa que se tornou bastante conhecida por ter influenciado o Papa Leão XIII a efectuar a consagração do Mundo ao Sagrado Coração de Jesus. Posteriormente, no ano de 1964, esta mesma religiosa da Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor e Madre Superiora do Convento do Bom Pastor do Porto foi proclamada Venerável pela Igreja Católica e, depois, beatificada no dia 1 de Novembro de 1975 pelo Papa Paulo VI.

De acordo com os escritos da Irmã Maria do Divino Coração Droste zu Vischering[2], Jesus revelou-lhe a seguinte promessa em relação a esta igreja:

«Há muito tempo, como sabe, desejo construir no terreno do Bom Pastor uma Igreja. Indecisa sobre a invocação da mesma, rezei e consultei muitas pessoas sem chegar a qualquer conclusão. Na primeira Sexta-feira deste mês, pedi a Nosso Senhor que me iluminasse. Depois da Sagrada Comunhão, Ele disse-me: "– Quero que a Igreja seja consagrada ao Meu Coração. Deves erigir aqui um lugar de reparação; por Minha parte, será um lugar de graças. Distribuirei copiosamente graças a todos os habitantes desta casa [o Convento], os que nela vivem, os que nela viverão, e até às pessoas das suas relações." Depois disse-me que queria esta Igreja, sobretudo, como lugar de reparação pelos sacrilégios e para obter graças para o clero.»

Esta igreja tornou-se, por essa promessa, num importante local de peregrinação por parte dos cristãos que procuram aprofundar a sua devoção ao Sagrado Coração de Jesus por meio da vida, virtudes e obra da Irmã Maria do Divino Coração. Possui, no seu interior, o venerando túmulo-relicário da Bem-aventurada.

Referências

  1. iGoGo - Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Convento do Bom Pastor, Ermesinde) - iGoGo
  2. Carta da Irmã Maria do Divino Coração datada de 13 de Agosto de 1897 in Autobiografia da Beata Maria do Divino Coração, Religiosa do Bom Pastor. Lisboa: Edição da Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, 1993

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]