Igreja dos Terceiros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Igreja dos Terceiros, Braga.

A Igreja dos Terceiros localiza-se na freguesia de São José de São Lázaro, cidade e concelho de Braga, distrito de mesmo nome, em Portugal.

História[editar | editar código-fonte]

A igreja da Terceira Ordem Regular de São Francisco remonta a 1690, tendo sido erguida com o recurso às esmolas dos fieis.

Características[editar | editar código-fonte]

A fachada, onde já desponta o barroco, apresenta um frontão quebrado, encimado por uma cruz e as armas de São Francisco. O nicho central exibe a imagem de Nossa Senhora da Conceição.

No interior o teto é abobadado em pedra, os altares são em talha dourada e as paredes estão azulejadas com motivos hagiográficos assinados por Nicolau de Freitas.

A torre é traseira à igreja (uma solução arquitectónica típica de vários templos bracarenses).

O templo está classificado, desde 2012, como Imóvel de interesse público.

Em Abril de 2017 iniciaram-se obras de conservação e restauro que se focaram, numa primeira fase, na fachada e coberturas da igreja, incluindo o tratamento dos azulejos e restauro da torre. Na segunda fase, correspondente à restauração do interior, foram tratados os altares laterais e restaurados os azulejos, as imagens, os retábulos laterais e o soalho. A inauguração pública da intervenção ocorre a 13 de Junho de 2018.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Igreja dos Terceiros