Iguatemi (Maringá)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Iguatemi
  Distrito do Brasil  
Localização
Estado  Paraná
Município Maringá
História
Criado em 28 de fevereiro de 1967

Iguatemi é um distrito do município brasileiro de Maringá, no estado do Paraná.[1]

Referências

  1. Biblioteca Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). «Histórico - Maringá» (PDF). Consultado em 19 de janeiro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

HISTÓRIA DO DISTRITO DE IGUATEMI

Ícone de esboço Este artigo sobre um distrito ou povoado é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

ANTES DA COLONIZAÇÃO

Os indígenas habitavam o norte do Paraná entre 8000 e 3000 anos antes do presente, atualmente, ainda encontramos seus descendentes: são os Kaingang, Xetá e Guarani. Porém, os pioneiros afirmam que nunca viram índio nesse local e dizem que possivelmente no processo de colonização por posseiros e depois pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná eles foram sendo expulsos dessa região, antes deles terem chegado.

A COLONIZAÇÃO DO DISTRITO DE IGUATEMI

A sua ocupação e povoamento tem data a partir de 1945. Como todo o norte do Paraná teve início quando migrantes de várias regiões e estados do Brasil,      vieram para desmatar e formar sítios de café. A Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP) loteou toda a área. A região se desenvolveu através da economia do café, principal produto da época.

Em 1946, existiam algumas famílias abrindo os primeiros sítios de café, o lugar reservado para ser a sede urbana do distrito ainda estava com sua formação vegetal original, e era de posse da Companhia, que em 1947 mapeou tudo e loteou. Em 1948, começou a ser construído as primeiras edificações urbanas. Eram poucas e rústicas construções de madeira.                                                              

A parte rural se desenvolveu primeiro, e posteriormente a urbana, a ultima sendo criada inicialmente apenas para atender interesses dos produtores rurais. Na medida em que os anos passaram a cidade foi se expandindo, se desenvolvendo, ampliando o seu comércio e infraestrutura, até os dias atuais.