Iguatemi (distrito)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Distrito paulistano do
Iguatemi
Área 19,6 km²
População (32°) 126.645 hab. (2010)
Densidade 64,61 hab/ha
Renda média R$ 1.690,00
IDH 0,751 - médio (92°)
Subprefeitura São Mateus
Região Administrativa Leste 1
Área Geográfica 4
Distritos de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg

Iguatemi é um bairro da zona leste da cidade brasileira de São Paulo. Fica a aproximadamente treze quilômetros do centro do município de Santo André e 23 quilômetros do centro da capital.

A área onde se situa o bairro, até o fim da década de 1960, era formada por sítios e chácaras e era conhecida como Guabirobeira e Iguatemi. Os primeiros loteamentos foram Vila Eugênia, Jardim São Gonçalo, Jardim Roseli, Jardim São Benedito e Jardim Marilú (abertos em 1965) seguidos por outros na década de 1970.

A população do bairro é estimada em aproximadamente 115 mil habitantes e é predominantemente mestiça. É um bairro, formado por moradores originários do região Nordeste do Brasil, da Espanha, de Japão, em sua maioria operários das indústrias da região da Mooca, Ipiranga e ABC. Há também alguns descendentes de japoneses e libaneses que se destacam no comércio.

Vem crescendo muito no comércio, e já conta com quatro agências bancárias, instaladas em sua principal avenida, a Ragueb Chohfi, sem contar suas variedades de lojas, cursos, escolas, academias, entre muitos outros.

A região também ganhou um trecho do rodoanel. Seu projeto prevê a passagem deste trecho pelos municípios de Ribeirão Pires, Mauá, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Itaquaquecetuba e Arujá. Servirá como ligação entre as rodovias que servem à Baixada Santista com a Ayrton Senna e Via Dutra, desafogando o tráfego das Avenidas Juntas Provisórias, Anhaia Melo e Salim Farah Maluf, que cortam os bairros do Ipiranga, Vila Prudente e Tatuapé em São Paulo, Os Bairros também ganharam o monotrilho, uma estação, e um terminal de ônibus.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.