Ijebu Ode

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nuvola apps important.svg
A tradução deste artigo ou se(c)ção está abaixo da qualidade média aceitável.
É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este artigo conforme o guia de tradução.
Ijebu-Ode

Ajebu Olode

—  LGA e cidade  —
Ijebu-Ode está localizado em: Nigéria
Ijebu-Ode
Coordenadas 6° 49' 15" N 3° 55' 15" E
País  Nigeria
Estado Ogun
Administração
 - Awujale Oba Sikiru Kayode Adetona
Área
 - Total 192 km²
População (Censo 2006)
 - Total 154,032
Fuso horário WAT (UTC+1)
3-dígito prefixo código postal 120

Ijebu-Ode[1] é uma Área de Governo Local e cidade localizada no Sudoeste da Nigéria, perto da rodovia A121. A cidade está localizada 110 km pela estrada norte-leste de Lagos; que fica a 100 Km do Oceano Atlântico na parte oriental do estado de Ogun e possui um clima tropical quente.

Com uma população estimada de 222.653 (2007), Ijebu-Ode tem 39 escolas públicas primárias, 14 escolas públicas secundárias júnior, 13 escolas públicas secundárias, 110 maternal privada aprovada e escolas primárias e 22 escolas secundárias privadas aprovadas. [2] é a segunda maior cidade da estado de Ogun depois de Abeokuta.

Desde os tempos pré-coloniais, tem sido a capital do Reino Ijebu.

A LGA tem uma área de 192 km² e uma população de 154.032 no censo de 2006.

O código postal da áreaé 120.

A maior cidade habitada pelos Ijebus, um sub-grupo do grupo étnico yoruba que falam o dialeto ijebu do yoruba, é histórica e culturalmente a sede da Ijebulândia. Hoje, no entanto, devido à migração, a civilização e o casamento intertribal, Ijebu-Ode é agora composta por um povo misturado que majoritariamente falam a língua geral yoruba, ao contrário do dialeto local.

O Governante do Reino Ijebu, Oba S.K. Sikiru Kayode Adetona é conhecido como o Awujale de Ijebuland reside em Ijebu-Ode.[3] Ele é considerado como o governante supremo da terra Ijebu, abrangendo cada cidade que é originalmente um domínio Ijebu, incluindo Ago-Iwoye, Ijebu-Igbo, Oru, Awa, Remo, Ijebu-Isiwo, Epe, e outros territórios Ijebu. O Awujale é altamente reverenciado por nativos e moradores dessas cidades.

Ijebu Ode tem uma estação de televisão local afiliado ao governo NTA network e é o centro comercial de uma região agrícola onde inhame, mandioca, grãos, tabaco e algodão são cultivados.

Adjacente ao Ijebu Ode várias pequenas cidades e aldeias, eles são referidos como Egure "this way to"; alguns deles incluem Odo-Agamegi, Ogbo, Italupe (uma vizinhança dentro de Ijebu Ode), Ososa, Imomo, Imawen, Odo Ogbun, Apa(Mesan), Okelamuren, Abapawa, Erunwon, Apunren, Isonyin, Imoru, Oke-Eri, Imagbon, Ijebu-Isiwo, Odo-lewu, Odo-Arawa, Idowa, Iworo, Ala e Atiba entre outros. Ijebu Ode é composta de três partes - Iwade, Ijasi e Porogun. Italupe é uma divisão no Iwade, não um Egure de Ijebu Ode.

Agemo é a unidade das Ijebus. Há 16 Agemos em várias partes do Ijebu. Saem todo mês de julho e todos e se encontram em Ijebu-Ode, antes de moverem-se para Imodi Mosan, onde o Festival Agemo ocorre. O Agemo de Ijebu-Isiwo é o líder de todos Agemos em terras Ijebu. O Festival Agemo tem mascaradas e é uma arte de performance da religião Yoruba. As mulheres são proibidas de ver a Agemo a caminho de Ijebu-Ode. Um anúncio público é feito por rádio e televisão para informar a todos o tempo exato que Agemo estará se movendo. O festival Ojude Oba de Ijebu-Ode é normalmente realizado dois dias depois do festival Ileya enquanto o festival Ojude Oba de Ijebu-Isiwo é normalmente realizado três dias após o Ileya. É um festival cuja finalidade principal é para o povo de Ijebu vir juntos para honrar seu rei e é considerado como um dos maiores da África Ocidental.

Referências

  1. Local Government Areas Ogun State Governor. Visitado em 04-05-2015.
  2. The World Gazetteer. Visitado em 2007-04-05. Cópia arquivada em 9 Feb 2013.
  3. Jimilehin, Dipo (15 May 2010). Celebrating 50 Years Reign Of Oba Adetona Nigerian Tribune. Visitado em January 7, 2012. Cópia arquivada em January 7, 2012.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Nigéria, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.