Ijebu Ode

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este verbete conforme o guia de tradução.
Ijebu-Ode

Ajebu Olode

—  LGA e cidade  —
Ijebu-Ode está localizado em: Nigéria
Ijebu-Ode
Coordenadas 6° 49' 15" N 3° 55' 15" E
País  Nigeria
Estado Ogun
Administração
 - Awujale Oba Sikiru Kayode Adetona
Área
 - Total 192 km²
População (Censo 2006)
 - Total 154,032
Fuso horário WAT (UTC+1)
3-dígito prefixo código postal 120

Ijebu-Ode[1] é uma Área de Governo Local e cidade localizada no Sudoeste da Nigéria, perto da rodovia A121. A cidade está localizada 110 quilômetros pela estrada norte-leste de Lagos; que fica a 100 km do Oceano Atlântico na parte oriental do estado de Ogun e possui um clima tropical quente.

Com uma população estimada de 222.653 (2007), Ijebu-Ode tem 39 escolas públicas primárias, 14 escolas públicas secundárias júnior, 13 escolas públicas secundárias, 110 maternal privada aprovada e escolas primárias e 22 escolas secundárias privadas aprovadas. [2] é a segunda maior cidade da estado de Ogun depois de Abeokuta.

Desde os tempos pré-coloniais, tem sido a capital do Reino Ijebu.

A LGA tem uma área de 192 quilômetros quadrados e uma população de 154.032 no censo de 2006.

O código postal da área é 120.

A maior cidade habitada pelos Ijebus, um sub-grupo do grupo étnico yoruba que falam o dialeto ijebu do yoruba, é histórica e culturalmente a sede da Ijebulândia. Hoje, no entanto, devido à migração, a civilização e o casamento intertribal, Ijebu-Ode é agora composta por um povo misturado que majoritariamente falam a língua geral yoruba, ao contrário do dialeto local.

O Governante do Reino Ijebu, Oba S.K. Sikiru Kayode Adetona é conhecido como o Awujale de Ijebuland reside em Ijebu-Ode.[3] Ele é considerado como o governante supremo da terra Ijebu, abrangendo cada cidade que é originalmente um domínio Ijebu, incluindo Ago-Iwoye, Ijebu-Igbo, Oru, Awa, Remo, Ijebu-Isiwo, Epe, e outros territórios Ijebu. O Awujale é altamente reverenciado por nativos e moradores dessas cidades.

Ijebu Ode tem uma estação de televisão local afiliado ao governo NTA network e é o centro comercial de uma região agrícola onde inhame, mandioca, grãos, tabaco e algodão são cultivados.

Adjacente ao Ijebu Ode várias pequenas cidades e aldeias, eles são referidos como Egure "this way to"; alguns deles incluem Odo-Agamegi, Ogbo, Italupe (uma vizinhança dentro de Ijebu Ode), Ososa, Imomo, Imawen, Odo Ogbun, Apa(Mesan), Okelamuren, Abapawa, Erunwon, Apunren, Isonyin, Imoru, Oke-Eri, Imagbon, Ijebu-Isiwo, Odo-lewu, Odo-Arawa, Idowa, Iworo, Ala e Atiba entre outros. Ijebu Ode é composta de três partes - Iwade, Ijasi e Porogun. Italupe é uma divisão no Iwade, não um Egure de Ijebu Ode.

Agemo é a unidade das Ijebus. Há 16 Agemos em várias partes do Ijebu. Saem todo mês de julho e todos e se encontram em Ijebu-Ode, antes de moverem-se para Imodi Mosan, onde o Festival Agemo ocorre. O Agemo de Ijebu-Isiwo é o líder de todos Agemos em terras Ijebu. O Festival Agemo tem mascaradas e é uma arte de performance da religião Yoruba. As mulheres são proibidas de ver a Agemo a caminho de Ijebu-Ode. Um anúncio público é feito por rádio e televisão para informar a todos o tempo exato que Agemo estará se movendo. O festival Ojude Oba de Ijebu-Ode é normalmente realizado dois dias depois do festival Ileya enquanto o festival Ojude Oba de Ijebu-Isiwo é normalmente realizado três dias após o Ileya. É um festival cuja finalidade principal é para o povo de Ijebu vir juntos para honrar seu rei e é considerado como um dos maiores da África Ocidental.

Referências

  1. «Local Government Areas». Ogun State Governor. Consultado em 04-05-2015. 
  2. «The World Gazetteer». Arquivado desde o original em 9 Feb 2013. Consultado em 2007-04-05. 
  3. Jimilehin, Dipo (15 May 2010). «Celebrating 50 Years Reign Of Oba Adetona». Ibadan, Nigéria: Nigerian Tribune. Arquivado desde o original em January 7, 2012. Consultado em January 7, 2012. 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Nigéria, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.