Il medico dei pazzi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Il medico dei pazzi
Il medico dei pazzi
No Brasil Totó, o Médico dos Loucos
 Itália
1954 •  cor •  91 min 
Género comédia cinematográfica
Direção Mario Mattòli
Roteiro Ruggero Maccari
Mario Mattoli
Elenco Totò
Tecla Scarano
Aldo Giuffrè
Idioma língua italiana

Il medico dei pazzi (bra: Totó, o Médico dos Loucos[1]) é um filme italiano de 1954, dirigido por Mario Mattoli[2], baseado na farsa O miedeco d'e pazze (1908) de Eduardo Scarpetta.

Estreou em Portugal a 31 de Março de 1956, nos cinemas. Estreou na televisão portuguesa, na RTP, na segunda-feira, dia 5 de Março de 1962, às 22 e 5, na rubrica de Fernando Garcia "7ª Arte".

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Ciccillo e um jovem que vive há anos em Nápoles à custa do seu tio Felice, que acredita andar a pagar-lhe os estudos de medicina. Quando Felice da Roccasecca (o lugar onde vive) chega a Nápoles com a mulher e a filha, Ciccillo mete em cena o seu amigo Michelle e prepara um novo golpe às finanças do tio: pretende ter-se tornado num psiquiatra e precisa de 500 liras para comprar uma máquina de choques elétricos que ajudará um seu paciente a curar-se. Claro que o dinheiro tem outro destino, a clínica não é mais que a pensão onde vivem e o doido é apenas outro dos hóspedes. E não faltam peripécias, nesta comédia de equívocos.

Referências

  1. STERNHEIM, Alfredo (ed.) (2002). Guia de vídeo e DVD 2002. São Paulo (Brasil): Nova Cultural. p. 667. ISBN 8513011185 
  2. My Movies
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme do cinema italiano é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.