Ilhéu de Fora (Selvagens)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Ilhéu de Fora.
Ilhéu de Fora

Ilhéu de Fora, nas Ilhas Selvagens.
Coordenadas: 30° 02' N 16° 03' O
Geografia física
País Portugal Portugal
Localização Ilhas Selvagens
Arquipélago  Madeira
Ponto culminante 18 m
Área 0,08  km²

A Selvagem Grande.

O ilhéu de Fora (também conhecido por Pitão Pequeno) é um ilhéu situado a oeste da Selvagem Pequena, nas ilhas Selvagens, parte integrante da Região Autónoma da Madeira, Portugal. É um ilhéu que apresenta uma cota baixa, rodeada de baixios que lhe permitem duplicar a sua área consoante a maré. Tem uma área de apenas 8 hectares, e a sua altura máxima são os 18 metros.[1]

O ilhéu de Fora localiza-se a cerca de 300 quilómetros da ilha da Madeira e a cerca de 160 das Canárias.

Constitui um dos pontos extremos de Portugal na sua Ponta do Sul, pois é o sítio mais meridional da República Portuguesa.

Fauna e flora[editar | editar código-fonte]

Tanto o Ilhéu de Fora quanto a Selvagem Pequena possuem uma cobertura vegetal no seu estado natural, dado que estas ilhas nunca sofreram a introdução de plantas ou animais, sendo estas verdadeiras montras do passado.

Um facto interessante é a existência de um besouro endémico do Ilhéu de Fora, Deuchalion oceanicus que vive exclusivamente associado a uma planta hospedeira, também ela endémica, a Euphorbia anachoreta.

Referências

  1. «Área total do Ilhéu de Fora». Arquivado do original em 12 de janeiro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Região Autónoma da Madeira, integrado no Projecto Madeira é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.