Ilha-barreira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2018). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Esquema, em inglês, mostrando uma ilha-barreira

Uma ilha-barreira é uma ilha formada por uma faixa arenosa, estreita e comprida, geralmente paralela à linha da costa. Geralmente ocorrem em cadeias, de algumas poucas a até mais de uma dúzia. Desconsiderando-se as pequenas embocaduras que separam as ilhas, uma cadeia de ilhas-barreira pode se estender por mais de cem quilômetros.

Cadeias de ilhas-barreira podem ser encontradas em aproximadamente treze por cento da costa marítima mundial. Algumas cadeias de ilhas-barreira apresentam configurações muito diferentes, demonstrando que são formadas e mantidas em ambientes dos mais diversos.

Há várias teorias que tentam explicar como se dá a formação das ilhas-barreira, sendo que os geólogos concordam que há diferentes mecanismos de formação.

Ilhas-barreira são responsáveis pela formação de baías e lagoas, sendo de extrema relevância ecológica, minimizando os efeitos das ondas do oceano e tempestades marítimas nos sistemas aquáticos interiores.

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.