Ilha Laurie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ilha Laurie
Ilha Laurie está localizado em: Antártica
Ilha Laurie
60° 43' 43" S 44° 31' 05" O
Geografia física
País Disputado entre  Argentina e  Reino Unido
Arquipélago Ilhas Órcades do Sul
Laurie Island in the South Orkney Islands.jpg
Adélia e colônias de pinguim-de-barbicha na Ilha Laurie, nas Órcades do Sul, 1996.

Ilha Laurie é a segunda maior ilha das Órcades do Sul. A ilha é reivindicada pela Argentina como parte da Antártida Argentina, e pelo Reino Unido, como parte do Território Antártico Britânico. No entanto, sob o Tratado da Antártida todas as reivindicações de soberania estão congeladas, como a ilha encontra-se a sul do paralelo 60°. O ponto de Buchanan no extremo norte-oriental da ilha, com Cabo Whitson na sua costa sul, são áreas Importantes para Aves.

História[editar | editar código-fonte]

A Ilha Laurie foi descoberta pelos Capitães George Powell e Nathaniel Palmer, no curso de sua expedição ao Atlântico sul, em 1821. Richard Holmes Laurie usou observações de Powell para criar um mapa da ilha, e, posteriormente, a ilha foi nomeado após ele.[1][2] Dois anos depois, James Weddell mapeou a ilha, pela segunda vez, embora seus gráficos acabaram por ser muito menos precisos do que cartas de Powell. Weddell tentou mudar o nome da ilha de Melville Island para o 2º Visconde Melville,[3] mas o nome não conseguiu furar quando a Expedição Nacional Antártica Escocesa optou por vez como Ilha Laurie.[4]

William S. Bruce conduziu o primeiro estudo científico abrangente da Ilha Laurie durante a Expedição Nacional Antártica Escocesa. A bordo de seu navio, o Scotia, Bruce pousou pela Ilha Laurie em março de 1903. O primeiro assentamento, Omond House, foi construído pela equipe de pedra, e iria ser usado tanto como um abrigo e como um posto para estudar o clima.[5]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "Laurie Island". Geographic Names Information System, Serviço Geológico dos Estados Unidos. Página visitada em 11 de dezembro de 2013.
  2. «Name Details: Laurie Island (Gazetteer of the British Antarctic Territory)» (em inglês). Australian Antarctic Data Centre. Consultado em 11 de dezembro de 2013. 
  3. SCAR Composite Gazetteer
  4. Goodlad, James A. «South Orkney Islands» (em inglês). University of Strathclyde. Consultado em 11 de dezembro de 2013. 
  5. Goodlad, James A. «Autumn in Scotia Bay» (em inglês). University of Strathclyde. Consultado em 11 de dezembro de 2013.