Ilha Pagã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pagã
Pagã está localizado em: Ilhas Marianas Setentrionais
Pagã
Localização nas Ilhas Marianas Setentrionais
Coordenadas: 18° 7' N 145° 46' E

Localização de Pagã
Geografia física
País Marianas Setentrionais
Arquipélago Ilhas Marianas
Ponto culminante 570 m (Monte Pagã)
Área 47,23  km²
Geografia humana
População 7 (2018)Estimativa
Densidade 0,1  hab./km²

O monte Pagã

Pagã[1] (Pagan) pertence às Ilhas Marianas Setentrionais, e está situada a aproximadamente 320 km a norte de Saipan.

Características[editar | editar código-fonte]

Pagã em imagem de satélite

Com área de 47,23 km³, é a quarta das Ilhas Marianas Setentrionais em extensão. Pertence ao grupo setentrional do arquipélago. É formada por dois estratovulcões, de 570 e 548 m, unidos por uma faixa de terra.

História[editar | editar código-fonte]

Habitada desde tempos históricos, pertenceu à Espanha (através de Guam) e ao Império Alemão. Posteriormente ocupada pelo Japão, passou a ser administrada pela Sociedade das Nações. Após a Segunda Guerra Mundial foi ocupada pelos Estados Unidos, permanecendo como parte do Protetorado das Ilhas do Pacífico das Nações Unidas, com o estatuto de estado livre associado. Politicamente pertence ao município das ilhas Marianas Setentrionais.

Em 1981 houve uma erupção que obrigou os seus habitantes a abandoná-la. No entanto, em 2006 a Força Aérea dos Estados Unidos fez um levantamento aerofotográfico da ilha, tendo encontrando prova da existência de habitantes, gado e uma pista rudimentar de aterragem. Em 2018 supõe-se que lá viviam 7 pessoas.

Referências

  1. Paixão, Paulo (Verão de 2021). «Os Nomes Portugueses das Aves de Todo o Mundo» (PDF) 2.ª ed. A Folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias. ISSN 1830-7809. Consultado em 13 de janeiro de 2022