Ilha Santa Bárbara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ilha Santa Bárbara
Geografia física
País  Brasil
Bahia Bahia
Localização Oceano Atlântico
Arquipélago Abrolhos

Ilha de Santa Bárbara é a maior ilha do arquipélago de Abrolhos e a única habitada que possui infraestrutura, tendo 1,5km de extensão, 300m de largura e 35m acima do nível do mar, pertence à Marinha do Brasil, não estando incluída nos limites do Parque[1] nem sob sua jurisdição e por se tratar de uma base militar, o desembarque é expressamente proibido, sendo permitida somente mediante autorização do II Distrito Naval, localizado em Salvador.

Uma capela foi erguida em homenagem à Santa Bárbara, santa padroeira dos navegantes e também construída uma pequena sala de aula que serve às crianças, filhos de militares que ali vivem com sua família. Existem outras construções como garagem para barcos, heliporto e um vistoso farol de fabricação francesa, encravado num ponto mais alto da ilha, inaugurado em 1861 no reinado de D. Pedro II[2].

Como a introdução de animais e vegetais não é permitida, praticamente todo o alimento consumido é trazido do continente, e também tendo em vista que a pesca não é permitida nos limites do Parque.

Referências

  1. «Cadastro Nacional de Unidades de Conservação». Consultado em 21 de Janeiro de 2014 
  2. «Ilha Santa Bárbara». Consultado em 21 de Janeiro de 2014 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Bahia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.