Ilha Severny

A ilha Severny (em russo: о́стров Се́верный, "Ilha Setentrional") é a ilha mais a norte do arquipélago de Nova Zembla, no norte da Rússia. Tem uma área de 48 904 km², fazendo dela a 30ª maior ilha do mundo. Está separada da ilha Yuzhny pelo estreito de Matochkin. Ela faz parte do Parque Nacional do Ártico Russo.
Geografia
[editar | editar código-fonte]A Ilha Severny é separada da Ilha Yuzhny (ao sul) pelo estreito Estreito de Matochkin. Quarenta por cento da ilha é coberta pela calota de gelo da Ilha Severny, que é a maior geleira da Europa em área e volume (se considerada parte dela).[1][2] A Ilha Severny é conhecida por suas numerosas geleiras. O Cabo Flissingsky é o ponto mais oriental da Ilha Severny, enquanto o Cabo Zhelaniya é o ponto mais setentrional; o ponto mais ocidental é Sukhoi Nos.
História
[editar | editar código-fonte]O cabo de Sukhoy Nos, localizado no extremo sul da ilha, foi usado para testes de armas nucleares entre 1958 e 1961. O teste da bomba de hidrogênio Tsar Bomba em 30 de outubro de 1961 destruiu todos os edifícios na vila de Severny (tanto de madeira quanto de tijolos).[3] A vila estava localizada a 55 quilômetros (34 milhas) do marco zero dentro do alcance de teste de Sukhoy Nos. Tsar Bomba foi a arma nuclear mais poderosa detonada e foi a explosão antropogênica mais poderosa da história da humanidade.[4] Ela tinha um rendimento de 50 megatons de TNT, reduzido de seu rendimento máximo de projeto de 100 megatons.[5] Severny agora é o local de uma base do Exército Russo e tem um porto.
Referências
[editar | editar código-fonte]
- ↑ Zeeberg, J. J. "Climate and Glacial History of the Novaya Zemlya Archipelago". Russian Arctic: 82–84.
- ↑ «Glacier Quick Facts | National Snow and Ice Data Center». nsidc-org.translate.goog (em inglês). Consultado em 27 de junho de 2025
- ↑ «The Soviet Weapons Program - The Tsar Bomba». nuclearweaponarchive.org. Consultado em 27 de junho de 2025
- ↑ «A bomba atômica – Espaço do Conhecimento UFMG». Consultado em 27 de junho de 2025
- ↑ «Tsar Bomb – a bomba mais potente já feita». Mundo Educação. Consultado em 27 de junho de 2025