Ilha Starbuck

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Starbuck
Kiribati-Starbuck-highlighted.png
Localização
5° 37' S 155° 56' O
Geografia física
País  Kiribati
Localização Oceano Pacífico
Arquipélago Espórades Equatoriais
Ponto culminante 6 a 8 m
Área 25  km²
Geografia humana
População 0 (-)
Densidade 0  hab./km²
NASA-StarbuckIsland.jpg
A ilha em imagem de satélite

A Ilha Starbuck, também conhecida como Ilha Volunteer, é um atol de coral plano, baixo e desabitado do Oceano Pacífico central. Faz parte das Ilhas da Linha pertencentes a Kiribati. A ilha recebeu múltiplos nomes: Ilha Varren, Ilha Coral Queen, Ilha Hero, Ilha Low, Ilha Starve e Ilha Volunteer.

Não há água doce na ilha, que é uma das ilhas mais secas no grupo das Espórades Equatoriais. A precipitação média anual da ilha é de aproximadamente 800 mm.

Mede 8,9 km de este a oeste e 3,5 km de norte a sul. Foi descoberta em 1823 por Valentine Starbuck, capitão de um navio baleeiro britânico. Reclamada pelos Estados Unidos em 1856 de acordo com o Guano Islands Act, mas controlada pela Grã-Bretanha desde 1866, a Ilha Starbuck converteu-se em exportadora de fosfatos entre 1870 e 1893. Devido à sua baixa altitude (o ponto mais alto da ilha só atinge os 5 m), a ilha está rodeada por recifes perigosos, que em finais do século XIX provocaram o naufrágio de diversos navios.

A Ilha Starbuck foi designada como área protegida pelas Nações Unidas, e é o habitat de uma colónia de garajaus-escuros (Onychoprion fuscata).

Imagens da ilha[editar | editar código-fonte]