Ilha das Flores (Rio de Janeiro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde fevereiro de 2017).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ilha das Flores
Geografia física
País Brasil

A Ilha das Flores localiza-se no interior da baía de Guanabara, no bairro de Neves, em São Gonçalo, estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

Juntamente com as ilhas do Engenho, Ananases, Mexingueira e Carvalho, integra um pequeno arquipélago.

Nos antigos mapas da baía, encontra-se denominada como Marim, Mariri e, posteriormente, por Ilha de Santo Antônio e Vital. Nela se instalou, em 1883 a Hospedaria de Imigrantes, sob o controle da Inspetoria de Terras e Colonização do Ministério da Agricultura.

Em 1932 serviu de presídio para oficiais e soldados detidos, envolvidos na Revolução Constitucionalista de 1932. A Hospedaria continuou ativa até 1966. Dois anos mais tarde foi transferida para o Ministério da Marinha, passando a sediar, desde 1994, a Base de Fuzileiros Navais da Ilha das Flores.

Segundo a Comissão Nacional da Verdade, a Ilha das Flores foi palco de cerca de duzentos casos de tortura durante o entre 1969 e 1971[1].

Em função dos sucessivos aterramentos, a ilha do Carvalho juntou-se a ela. As demais ilhas do arquipélago também integram a base da Marinha: na ilha do Engenho encontra-se instalado o Centro de Mísseis e Armas Submarinas da Marinha.

Atualmente a ilha é sede de um complexo naval da Marinha do Brasil, às margens da rodovia Niterói-Manilha, na altura do bairro de Neves.

Referências

  1. Folha de S. Paulo. «Ilha foi palco de tortura de 200 pessoas, diz Comissão da Verdade». 21 de outubro de 2014. Consultado em 25 de fevereiro de 2016 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Rio de Janeiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.