Ilha de Araçatuba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A ilha de Nossa Senhora de Araçatuba, popularmente conhecida apenas como Ilha de Araçatuba ou Ilha da Fortaleza, localiza-se no extremo sul da Baía Sul da Ilha de Santa Catarina, no estado de Santa Catarina, no Brasil. É uma pequena ilha próximo à Ponta de Naufragados e à Ponta dos Papagaios.

Encontra-se indicada no Decreto de criação da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, de 14 de setembro de 2000, como um dos pontos-limite da área. Abriga as ruínas da antiga Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba.

Na vizinha ponta dos Papagaios, encontra-se a Pousada dos Papagaios, uma das Pousadas de Charme, à qual se tem acesso pelo continente, através da praia do Sonho, no município de Palhoça.

Fortaleza de Araçatuba, uma das fortificações construídas por José da Silva Pais.

A Ponta dos Papagaios era, primitivamente, uma ilha: a Ilha Papagaios Grande, mas, devido ao assoreamento, ligou-se ao continente através de um istmo de areia. Junto a ela, está situada a Ilha Papagaios Pequena, que é uma formação de coral.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O termo "araçatuba" tem origem tupi: significa "ajuntamento de araçás", pela junção dos termos arasá (araçá) e tyba (ajuntamento)[1].

Referências

  1. NAVARRO, E. A. A. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. 3ª edição. São Paulo. Global. 2005. p. 56.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.