Ilha de Madre de Deus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ilha Madre de Deus
Geografia física
País  Brasil
Madre de Deus, Bahia Bahia
Localização Baía de Todos os Santos

A Ilha Madre de Deus é uma ilha do município de Madre de Deus, na Baía, no Brasil.[1][2] Situa-se a 63 quilômetros da capital do estado, Salvador.[1] Divide-se nos bairros do Centro, Suape, Cação, Marezinha, Mirim, Alto do Paraíso, Apicum, Nova Madre de Deus e Quitéria.

É um local muito procurado para banho de mar devido às suas águas límpidas, transparentes e calmas, podendo desfrutar de uma bela vista de Salvador e da Baía de Todos os Santos. Encontra-se ligada ao continente por uma ponte.

História[editar | editar código-fonte]

Antes da colonização feita pelos jesuítas portugueses, esta ilha era chamada pelos ameríndios da região de Cururupebas,[1] termo tupi que significa "sapo achatado", através da junção dos termos kururu ("sapo") e peb ("achatado").[3] Em 1584, foi arrendada a lavradores,[1] o que favoreceu o seu desenvolvimento, recebendo o nome de Ilha de Madre de Deus do Boqueirão,[1] dado pelos jesuítas.

Referências

  1. a b c d e Jornal da Mídia (Quinta-feira, 8 de junho de 2006, às 18:13). «Madre de Deus completa 17 anos de emancipação». Consultado em 23 de janeiro de 2009.  Verifique data em: |data= (ajuda)
  2. SANTANA, Cassio (29 de novembro de 2005). «Chegada da Petrobrás em Madre de Deus». Consultado em 23 de janeiro de 2009. 
  3. [1]
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Bahia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.