Ilha de São João

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Abril de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ilha de São João
Geografia física
País  Brasil
Simões Filho, Bahia Bahia
Localização Baía de Todos-os-Santos, Oceano Atlântico

A Ilha de São João é um conjunto habitacional e localiza-se no município de Simões Filho, no litoral do Estado da Bahia, no Brasil o Código de Endereçamento Postal oficial é 43700-000 geral de Simões Filho-Ba, pórem nos correios também há cadastro como 40800-095 referindo-se como sendo um bairro de Salvador-Ba.

Antigamente o local era um sitio/fazenda de propriedade ignorada, uma das formas de se chegar ao local era por via férrea através de um lugarejo conhecido como Ponto de Parada, em anexo já existia o acesso ao Aratu Iate Clube, no local eram encontrados vários animais nativos da Mata Atlântica dos quais podem ser citados Sagui de Tufos Brancos (primata vulgarmente chamado de Mico), jiboias e periquitos. A inauguração oficial do empreendimento realizou-se em meados de 1982, contou inclusive com a presença das dançarinas do programa chacrinha na época as famosas chacretes e autoridades baianas como ACM – Antonio Carlos Magalhães, porém desde finais de 1981 as unidades estavam sendo ocupadas. O sorteio dos imóveis realizou-se no antigo Colégio Teresa de Lisieux localizado na Av. ACM. Acredita-se que o nome Ilha de São João, forma reduzida de Parque Residencial Ilha de São João, tenha sido dado em virtude da geografia do terreno onde o condomínio foi erguido que em quase sua totalidade é cercado por mangue e nas marés mais altas quase chegava a cercar toda a porção de terra, evento que dificilmente pode ser observado hoje devido as construções e aterros irregulares construídos ao seu redor com o passar dos anos, o acesso a localidade se dá por um pequeno corredor no qual é necessário atravessar a linha férrea que ligava a estação de Paripe esta em Salvador e a estação de Aratu no bairro de mesmo nome em Simões Filho. O conjunto foi construído no intuito de atender aos trabalhadores do CIA - Centro Industrial de Aratu, evento que ocorreu inicialmente porém com a decaída das industrias nos pólos da Bahia Ilha de São João passou a ser habitada por pessoas de diferentes localidades de Salvador e Simões Filho. É também através do condomínio que se chega ao Iate Clube de Aratu.

Infraestrutura de Serviços oferecida. Na localidade operam linhas regulares de transporte coletivo para Simões Filho e Salvador (Lapa, Campo Grande e Pituba), existem também escolas de ensino fundamental particular e pública, mini mercados, mini farmácia, bares, lan houses, restaurantes, comércios de estética, academias de ginastica, igrejas e posto de saúde.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Bahia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.