Ilhas do Rei Jorge

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Localização das Ilhas do Rei Jorge.

As Ilhas do Rei Jorge (em francês Îles du Roi Georges) é um grupo de ilhas do arquipélago de Tuamotu, na Polinésia Francesa. Estão situadas a norte do arquipélago, no caminho entre o Taiti e as Marqueses.

As Ilhas do Rei Jorge incluem quatro atóis e uma ilha:

As Ilhas do rei Jorge formam uma das sete áreas linguísticas do tuamotu anomenada vahitu.

Nota geográfica de nomenclatura[editar | editar código-fonte]

As Ilhas do Rei Jorge pertencentes ao Arquipélago de Tuamotu não devem ser confundidas com a Ilha do Rei Jorge na região antártica nas Ilhas Shetland do Sul.

Administração[editar | editar código-fonte]

Administrativamente, existem duas comunas nas Ilhas do Rei Jorge:

História[editar | editar código-fonte]

Estas ilhas foram baptizadas de King George Islands pelo inglês John Byron, que chegou a Takaroa e a Takapoto em Junho de 1765, em honra ao rei Jorge III da Inglaterra. As ilhas foram descobertas pelos neerlandeses Jacob Le Maire e Willem Schouten em 1616, chamando-as de Ilhas Sem Fundo (Sondre Grondt Eylandt) porque não puderam aí ancorar. Não se deram de conta de que eram duas ilhas e o erro custou a Jacob Roggeveen, no ano de 1722, perder um dos seus barcos num dos primeiros naufrágios no Pacífico Sul. Sem se darem de conta de que eram as mesmas de Le Maire e Schouten, Roggeveen denominou Takapoto como a Ilha Perniciosa.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Polinésia Francesa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.