Illimani

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Illimani.

O Illimani é a a segunda montanha mais alta da Bolívia e é conhecida como sendo a montanha de cartão postal e plano de fundo da cidade de La Paz, e a maior altitude da Cordillera Real (lembrando que o cume mais alto da Bolívia é o Sajama, mas este se encontra na Cordillera Ocidental, a outra cadeia montanhosa alta da Bolívia). Atinge os 6.462 m de altitude[1].

O contraste entre o vale em que se encontra a cidade de La Paz e o extenso e branco Illimani é surpreendente, e fica difícil imaginar La Paz sem a gigantesca montanha ao olhar para o sudeste da cidade. As distâncias entre a capital boliviana e as alturas, entre a cultura urbana e a andina são mínimas, e em poucos lugares do mundo encontramos uma combinação como em La Paz. Os crepúsculos vespertinos de La Paz são um espetáculo: enquanto a cidade começa escurecendo em toda sua extensão, o Illimani vai passando por diferentes tons de cores até extinguir-se todo colorido no branco pálido e eterno que são as neves e gelos do nevado (naturalmente, quando o alvorecer se aproxima o processo é inverso).

  1. AltaMontanha.com. «As 110 montanhas de 6000 nos Andes - AltaMontanha.com -». AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras. Consultado em 19 de março de 2017