Illyana Rasputin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Magia
Magik por Adam Kubert.jpg
Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Giant-Size X-Men #1 (Maio 1975)
Criado por Chris Claremont
Dave Cockrum
Características do personagem
Alter ego Illyana Nikolaievna Rasputin
Espécie Mutante
Terra natal Rússia
Afiliações Novos Mutantes/Fênix Cinco
Ocupação Rainha Vermelha - Rainha do Inferno
Base de operações Limbo
Parentesco Nicolai Rasputin (pai, falecido)
Alexandra Rasputin (mãe, falecida)
Colossus (irmão)
Mikhail Nikolaievitch Rasputin (irmão)
Inimigos Belasco
Codinomes conhecidos Filha do Inferno;

Magia; Magik; Floquinho de Neve (como Colossus chamava); Rainha Vermelha

Habilidades
  • Magias Arcanas
  • Magias de contenção
  • Magias elétricas
  • Magia defensivas
  • Magias da mente
  • Magias Elementais
  • Magias de Cura
  • Magias de Transmutação
  • Magias de Absorção
  • Magias Necroamantes
  • Magia Branca
  • Magia Negra
  • Teletransporte Interdimencional
  • Portais de Teletransporte
  • Controle do Limbo
  • Manipulação da Gota
  • Vôo
  • Espada Mística
  • Armadura Mística
  • Colar Místico
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Magia (Darkchilde no original), alter-ego de Illyana Nikolaievna Rasputin, é uma personagem ficcional mutante, presente nas histórias em quadrinhos do Universo Marvel, publicadas pela Marvel Comics. Já usou os codinomes de Magia e Filha do Inferno, sendo usualmente um membro dos Novos Mutantes. Criada por Chris Claremont e Dave Cockrum, apareceu pela primeira vez em Giant-Size X-Men #1 (maio de 1975).

Ela é a irmã caçula do X-Man russo Colossus. Ela tinha 7 anos quando foi para uma dimensão paranormal chamada Limbo, tornou-se uma feiticeira, e desenvolveu as habilidades mutantes para criar discos de teleporte. Ao retornar, juntou-se aos Novos Mutantes.

História[editar | editar código-fonte]

"Cercada por demônios que não de sua própria criação, ela permaneceu um anjo em seu coração"

-- Tempestade[1]

Prelúdio

Illyana Nikolievna Rasputina (do Russo: Ильяна Николаевна Распутина) nasceu na fazenda coletiva soviética chamada de Ust-Ordynsky Collective, perto do Lago Baikal, na Sibéria. Ela era a mais nova de três irmãos mutantes. Os irmãos de Illyana foram o X-Men Piotr (Colossus), e o cosmonauta, Mikhail Rasputin. Quando uma criança, ela foi salva por Piotr de um trator em fuga, quando manifesta pela primeira vez os poderes mutantes, em seguida ele recrutado para os X-Men com o Professor X.

Ida á América

Miss Locke capturou Illyana junto com vários de outros entes queridos dos X-Men para levá-los a resgatar Arcade de Dr. Destino. Depois que eles foram libertados, Colossus permitiu que sua irmã ficasse nos Estados Unidos, acreditando que ela estaria a salvo e não seria usada como uma ferramenta de governo como Mikhail, seu irmão mais velho, tinha sido. Professor Charles Xavier tocou-lhe na cabeça, dando-lhe a capacidade falar Inglês.

Com seis anos, Illyana foi sequestrada por Belasco e levada para Limbo. Enquanto estava lá, Illyana também encontrou versões alternativas dos X-Men, que não tinha sido capaz de retornar à sua própria dimensão. Durante a tentativa de retornar à sua própria dimensão, Belasco agarrou Illyana; Kitty Pryde puxou pelo braço, até que ela perdeu o controle, deixando Illyana ser tomado por Belasco. Ele disse a ela que a amava e se transformou parte da sua alma em um Colar de Sangue, dando-lhe um grande potencial para o poder e que lhe permite controlá-la. Apesar de ficar com Belasco, Illyana constantemente derrotou o servo de Belasco, S'ym.

Illyana foi resgatada por Tempestade e Cat, versões alternativas de Ororo Munroe e Kitty Pryde. Por um tempo, Illyana foi instruída em magia pela tempestade, e instruída em combate, por Kitty. Illyana teve que lutar constantemente com demônios e algumas das versões da realidade alternativa dos X-Men, incluindo Noturno, para sobreviver. Depois de tentar voltar para casa da sua realidade, Illyana eventualmente tornou-se aprendiz de Belasco, enquanto secretamente ganhava conselhos da forma astral de Ororo. Lince tinha sido transformada em um verdadeiro gato de casa e era leal a Belasco. Ele tentou usar Illyana como um peão para trazer os Deuses Antigos. Neste momento, foram descobertos próprios poderes mutantes da Illyana, os discos de teletransporte. Illyana foi forçada a matar Lince para salvar a vida de Tempestade, a quem ela mais tarde matou para que não fosse usada em sacrifício de Belasco. Depois de enterrar Tempestade, Illyana brevemente teletransportado para casa para sua fazenda pais, onde eles não a reconheceram. Ela retornou ao limbo, onde ela magicamente usou sua própria energia vital para manifestar a Espada Espiritual, capaz de romper força magia com o toque de sua lâmina, e derrotou Belasco. Desde esse dia ela assumiu o codinome de Filha do Inferno e passou a dominar o Limbo. Illyana retornou à Terra apenas alguns segundos depois de Kitty tinha perdido o aperto no braço de Illyana. Ela passou anos no limbo, enquanto apenas meros momentos tinham decorrido na Terra. Ela tinha treze anos, agora a mesma idade de Kitty. Os dois se tornaram companheiros de quarto e cresceu muito perto.

Novos Mutantes

Na Escola para Jovens Superdotados, Illyana foi orientada pelo Professor X. Illyana juntou Kitty no estúdio da dança de Stevie Hunter. Como Magia, Illyana juntou os Novos Mutantes e treinados no uso de seus poderes na Sala de Perigo. Illyana rapidamente aprendeu que ela não era tão poderosa feiticeira na Terra como ela estava no limbo, mas manteve uma imunidade para as mais poderosas sondas telepáticas e ela continuou a lutar com o uso de seus poderes mutantes, enviando muitas vezes as pessoas para o lugar ou tempo errado.

Belasco investiu em uma tentativa de recapturar Illyana enviando S'ym atrás dela. Após os Novos Mutantes serem massacrados, Illyana secretamente usou sua magia para derrotar S'ym e fê-lo jurar fidelidade a ela.

Illyana aprendeu que quando ela invoca sua Arma espiritual enquanto está na Terra, uma armadura iria cobrir seu corpo, começando com o braço esquerdo. Conforme o tempo passava, a armadura iria cobrir mais e mais dela. Para Illyana ser uma feiticeira eficaz ela era forçada a teletransportar a maioria de seus inimigos para Limbo, onde ela dominava. Muitas vezes ela teletransportava demônios de seu reino à Terra para ajudá-la. Eventualmente Illyana revelou que ela era uma feiticeira para seus companheiros de equipe e seu irmão.

Os Novos Mutantes lutaram contra Kulan Gath com os Vingadores e os X-Men. Depois que a maioria dos heróis pereceram, Magia e Dr. Estranho viajou de volta no tempo para antes de acontecer, apagando o evento. Illyana foi levada por Magneto, a pedido do Prof. Xavier, para combater o Beyonder praticamente onipotente. Ao retornar, o Beyonder trouxe a tona a metade demoníaca de IIlyana, a Filha do Inferno. Illyana teletransportou seus amigos para Limbo onde os atacou. Kitty usou a espada mística de IIlyana sobre ela e retornou a sua original forma.

Mais tarde, Amora, a encantadora, sequestrou os Novos Mutantes para Asgard. Ao tentar escapar, Magik usou seus discos de teletransporte e as magias contra Encantor isso afetou o destino e os Novos Mutantes foram separados pelo tempo e espaço. Illyana, porém, nunca saiu e foi um objeto de interesse para Amora. Ela sentiu seu poder mágico e separou a Filha do Inferno de Illyana e enviou a parte sombria da alma de Magia para caçar e reunir a equipe. Após os Novos Mutantes terem derrotado Amora, Illyana a mandou para limbo. Mais tarde, Illyana ficou enfeitiçada por Loki, e os X-Men resgatando Illyana e seus companheiros de equipe após Illyana libertar Amora.

Diretor Magneto

Os Novos Mutantes encontraram-se sob a orientação de um professor novo, Magneto. Mais tarde, Beyonder aproximou de Illyana e removeu sua feitiçaria. Sua posição como governante do Limbo foi transferido para Kitty. Illyana percebeu que Kitty não podia lidar com a responsabilidade e recusou o presente do Beyonder. Irritado, Beyonder matou todos do instituto simplesmente obliterando de sua existência, mas depois recriados os Novos Mutantes e mais tarde usou-os como capangas contra os heróis que tentam pará-lo, como eles não tinham memórias dos Novos Mutantes. Após a derrota de Beyonder, Rachel Summers definir tudo de volta.

O pai de Warlock, Magus, atacou os Novos Mutantes e Illyana rapidamente teletransportou todos para Limbo. Pouco depois, o Magus também apareceu no Limbo e aliou-se com S'ym e infectou muitos outros habitantes do Limbo com o Vírus Tecnorgânico. Illyana tentou destruir Limbo cravando sua arma no solo. Como Prof. Xavier foi o último pensamento de Illyana, ela surgiu no espaço onde ela foi encontrada por Professor Xavier e os Piratas Siderais. Ela retornou ao limbo e recuperou sua espada. Ela derrotou S'ym, contaminado pelo vírus, usando magia. Illyana sobre a influencia de seu lado sombrio, A Filha do Inferno, estava infeliz e se recusou a voltar para Limbo. No entanto, o professor Xavier usou Karma para forçar Illyana para teleportar os Novos Mutantes volta à Terra, apesar de seus protestos. Isso enfureceu Illyana e ela deixou a equipe afirmando que ela iria fazê-los pagar.

Ao voltar para casa, Illyana aprendi que Piotr e Kitty tinha sido gravemente ferido em sua luta com os Marotos. Depois de perder seu irmão e melhor amigo, Illyana começou a acreditar que não havia nenhuma razão para lutar contra o seu lado sombrio, até que Magneto convenceu a continuar sua luta contra seus demônios físicos e interiores. Illyana continuou a viajar de volta para Limbo, lutando contra S'ym pelo domínio do reino.

Após a morte de seu companheiro de equipe Doug Ramsey, Magneto estava furioso sobre a morte de Doug e proibiu os estudantes de nunca deixarem a escola sem a sua presença. Voltando para Limbo, Illyana abraçou novamente o seu lado sombrio como a Filha do Inferno e com sua Espada de Batan e atacou Magneto, acreditando que ela estava errada sobre ele ser seu cavaleiro de armadura brilhante. Os Novos Mutantes apartaram a briga e ela voltou a espada para limbo.

Inferno

S'ym formou uma parceria com o ex-aprendiz de N'Astirh, Belasco para sequestrar seu controle de Limbo. Depois de chegar no limbo com os Novos Mutantes, N'Astirh tinha impedido Illyana de teletransportar os Novos Mutantes volta à Terra. Illyana e os Novos Mutantes lutaram contra S'ym, que se tornou forte o suficiente para levar a Espada da Alma de Illyana dela. Como S'ym tentou decapitar Illyana, sua armadura mística cresceu para protegê-la e ela teletransportado os Novos Mutantes a sala do trono de Belasco, onde seu passado trágico foi finalmente revelado a eles. N'astirh fingiu ajudar a equipe e enganou Illyana em ceder a todos os seus impulsos escuros. Ela se tornou a Filha do Inferno.

Magia forçou seu caminho de volta para a Terra, sem saber que N'Astirh puxaria seu portal e mantê-lo aberto para os demônios invadirem Manhattan. N'Astirh manteve o portal entre Limbo e Terra aberto usando dez crianças mutantes que haviam sequestrado como pontos de um pentagrama invertido. Illyana lutou contra os demônios que a queria envergonhá-la e N'Astirh, que a queria como esposa das trevas. Finalmente, a armadura de Illyana cobriu a totalmente. S'ym chegou e a Filha do Inferno lutou contra ele até que seu irmão Colossus, que também estava lutando contra os demônios nas ruas de Nova York, chegou e salvou. Piotr ficou chocado ao ver sua irmã em tal estado e Illyana estava envergonhado e teletransportado para longe, levando Os Novos Mutantes com ela para limbo. Ela finalmente decidiu parar de correr de suas responsabilidades como o governante de Limbo.

Recusando-se a perder o seu amigo e companheiro de equipe, Lupina, saltou para um disco de teletransporte e encontrou uma Illyana mais jovem e entregue a ela antes da sua versão maligna surgir. Seu lado sombrio emergiu de sua armadura e começou a brilhar de pura luz, tentando matá-la mais jovem, mas Rahne Sinclair deteve, afirmando que salvar a jovem Illyana traria paz ao seu lado sombrio mais velho. A filha do Inferno encontrado uma maneira de parar Inferno, embora ela sabia que corria o risco de purgar a sua própria existência da linha do tempo. Darkchilde abriu um portal enorme e sugou todos os demônios restantes de volta para Limbo. Queimando tão brilhante com a energia que doía olhar para ela, a Filha da Luz arremessou sua Espada Mágica para o ar e os demônios foram embora, deixando apenas os restos carbonizados de sua armadura ancestral.

Colossus embalou a armadura muito danificado e ouviu alguém chamar seu nome a partir do interior. Abrindo a armadura, ele encontrou o Illyana mais jovem. Devido à manipulação de seu próprio passado "Magia" auto de Illyana não tivesse existido. A nova versão não podia falar Inglês. Sua Arma e armadura original de Illyana foram na passado magicamente para Lince Negra. Os novos Mutantes devolveram a jovem Illyana casa para dos pais originais da criança.

Morte pelo Vírus Legado

O pai de IIleana, Nikolai, e mãe, Alexandra Rasputin, foram assassinados cedo por agentes à procura de uma maneira de parar um mutante chamado a Soul Skinner. Porém o controle da mente do mutante é ineficaz em crianças, no entanto ele se deparou com um dispositivo que poderia envelhecer outros. Ele procurou usar os poderes de Illyana para seus propósitos malignos. Os X-Men foram capazes de parar a Alma Skinner e evitar Illyana de envelhecer.

Os X-Men soube que ela tinha contraído o Vírus Legado. Illyana acabaram morrendo e se tornou a primeira vítima conhecida do vírus, apesar dos esforços para curá-la. Sua morte deixou Colossus muito perturbado, que tinha saído em uma missão à procura de informações sobre o vírus quando ela faleceu. Durante o funeral de Illyana, Colossus abandonou os X-Men e se juntou aos Acólitos de Magneto.

Foi descoberto mais tarde que em algum momento no passado, irmão mais velho de Illyana, Mikhail, tinha viajado de volta no tempo e conheceu quando ela estava com os Novos Mutantes. Ele mostrou Illyana um futuro em que ela tinha morrido do vírus, mas disse ter encontrado uma cura e pode alterar o seu DNA para fornecê-la. Embora seus novos mutantes companheiros entraram em confronto com as futuras versões de si mesmos, Mikhail foi autorizado a tentar fazê-la imune. Na realidade, ele transferiu o vírus para ela, esperando que seus poderes místicos pudessem formar uma imunidade enquanto ela ainda era jovem. Companheiro de equipe de Illyana, Karma, removido suas memórias deste incidente.

Após derrotar sua mãe e Belasco, Amanda Sefton começou o legado de Illiyana empunhando a Espada das Almas, o nome de Magia, e o controle do Limbo.

Poderes e Habilidades[editar | editar código-fonte]

Discos de Teleporte: Capacidade de controlar mentalmente "discos de fase", o que permitiu a si mesma e aos outros de se teletransportar através de distâncias interestelares ou através do tempo. Os discos são parte de uma dimensão conhecida como limbo. Esta dimensão é especificamente conhecido alternadamente como "Limbo Demoníaco", "Limbo-Belasco", ou "Otherplace". No entanto, quando Illyana chama mentalmente pelo um disco ela deve usar o limbo como "âncora" antes que ela pode se teletransportar para um local alternativo. Não se sabe se ela foi geneticamente pré-determinada para viajar através do Limbo, ou se ela faz isso porque,viveu aprisionada lá desde criança. Ela pode teletransportar-se em todos os continentes, de um continente para outro, e até mesmo distâncias interplanetárias e intergalácticos na ocasião. Aparentemente, ela pode digitalizar mentalmente Limbo enquanto na Terra, a fim de localizar quem ela quer se teletransportar de Limbo para baixo para ela, na Terra.

Diferentemente da maioria dos outros teleportadores, Magia poderia teletransportar através do tempo, bem como espaço. Ela tem teletransportado momentos, dias ou séculos para o passado ou futuro. Especialmente, no início, ela teve dificuldade modular essa capacidade e, muitas vezes, inadvertidamente, viajar através do tempo e espaço quando a intenção era teletransportar apenas através de espaço. Dr. Estranho disse que ela tinha potencial para grandes feitos com a manipulação do tempo.

Feitiçaria: Magia é a feiticeira suprema da sua dimensão, o Limbo. A extensão de seus poderes é tão grande que todos demônios poderosos e poderosas de Limbo não ousam em desafiá-la. Illyana tem acesso à loja de Belasco de conhecimento místico. A feitiçaria de Illyana é uma mistura única com magia negra, que ela aprendeu com Belasco e magia branca, ela foi ensinada por uma versão alternativa de Ororo Monroe. Em uma ocasião, Magia mostrou ter facilmente inibido os poderes de Encantor, enquanto no limbo, apesar dela ser uma poderosa feiticeira por sí só, Illiyana é capaz de conjurar magias de ligação, explosões de energia, vidência, projetando uma forma astral, e outros talentos.

Na Terra, ela é limitada a Projeção Astral, um sentido místico (capacidade de detectar presenças místicos), variados feitiços simples, e sua Espada de Bátan. Desde a sua tutela com o Doutor Estranho, Magia demonstrou melhor controle e feitiços mais poderosos enquanto está na Terra.

Controle do Limbo: Limbo de Magia, também conhecido como "Otherplace", não era um vazio, como tal mas, sim uma pequena dimensão de bolso que é uma conexão ténue como Verdadeiro Limbo, onde o tempo não passa em um sentido físico e, como resultado, ninguém pode envelhecer ou morrer. O Limbo poderia ser moldado e transformado pelos pensamentos e emoções do feiticeiro que é o seu mestre.

Escudos Psiônicos: Ela tem escudos psiônicos impenetráveis, provavelmente resultado do tempo que ela passou no Limbo e os efeitos da sua alma parcialmente demoníaca. Como tal, mesmo telepatas poderosos, como Charles Xavier, David Haller, Emma Frost e Rachel Summers não podia ler os pensamentos de Illyana mentalmente ou sentir telepaticamente.

Arsenal[editar | editar código-fonte]

Espada de Bátan (Espada Espiritual - SoulSword): Criada por Illyana Rasputin durante sua prisão na Limbo. Illyana magicamente usou sua própria energia vital para manifestar a espada. Uma vez que isso aconteceu, ela lançou sua mão em uma piscina de energia mística e imaginou uma arma em sua mente. Quando ela retirou a mão que segurava, criada a partir de sua própria alma, uma lâmina simples que com um simples olhar, desenvolve variados desenhos e formas para Illyana usá-la como arma, tornando-se mais poderosa com cada uso. A espada de Magia perturba energias mágicas, construtos e criaturas. Ele também aumenta o nível de qualquer usuário de magia que a detém. Essa arma geralmente não tem efeito físico, mas perturba até mesmo a mais poderosa magia que passa por ela. Desde a ressurreição de Illyana, a Espada Espiritual parece afetar os seres psíquicos como personagens da Legião, enquanto no passado a espada só afetava criaturas mágicas e feitiços. A única exceção a esta tem sido Kitty Pryde, que ainda pode ser cortada pela arma mesmo quando Pryde está usando seu poder para se tornar intangível. Illyana pode fazê-la a arma aparecer e desaparecer à vontade. Depois de "Vingadores contra X-Men", Illyana tem usado sua principal arma contra seres físicos, inclusive um Sentinela.

Armadura da Filha do Inferno: Quanto mais Illyana usa seu poder mágico, a armadura mística mais aparece em seu corpo, além de características demoníacas, como chifres e cascos. A armadura desvia ou absorve ataques, tanto de origem física como mágica. Ela também fornece proteção contra o Vírus Tecnorgânico.

Colar de Sangue: alvo de cobiça de seus inimigos do Limbo que lhe concede grande poder aumentando suas habilidades místicas.

Nível Ômega[editar | editar código-fonte]

Ela é uma mutante Nível Ômega, uma vez que tal nível se deriva de mutantes que tem controles de moléculas e átomos, como Jean Grey, Homem de Gelo, Emma Frost, Psylocke, Kid Ômega e Tempestade.

Referências[editar | editar código-fonte]

- Magik

  1. «Uncanny Xmen vol 1-304».