ImageMagica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
ImageMagica
ImageMagica
ImageMagica
Tipo Fotografia
Fundação 1995 (29 anos)
Sede São Paulo, Brasil
Sítio oficial www.imm.ong


Fundada pelo fotógrafo brasileiro André François em 1995, a ImageMagica é uma ONG, sem fins lucrativos, que desenvolve projetos e documentários fotográficos que promovem educação, saúde e cultura para jovens e adultos. Por ser uma linguagem universal, a imagem transpõe barreiras, desperta interesses e estimula o envolvimento de todos. Com a atuação em três núcleos de trabalho – institucional, educacional e de documentários –, a ImageMagica provoca nas pessoas um olhar mais crítico sobre o mundo que as cerca, criando condições para o desenvolvimento pessoal e social de cada um[1]. A ImageMagica trabalha com fotografia em duas frentes:

  • Projetos sociais de saúde e educação feitos em hospitais, escolas e comunidades no Brasil e no mundo.
  • Projetos de grandes documentários fotográficos produzidos por André François e sua equipe, que abordam relevantes histórias sobre comunidades no Brasil e no mundo.

A ImageMagica é afiliada à ONU (Organização das Nações Unidas), pelo Departamento de Informação Pública (DPI) desde 2002. Em 2008 foi reconhecida pelo Ministério da Cultura do Brasil, com o Prêmio Cultura e Saúde, além de ser certificada pelo Ministério da Justiça do Brasil.

Reconhecimentos[editar | editar código-fonte]

  • 1º lugar na categoria Comunicação e Saúde pela Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) e IUHPE (International Union for Health Promotion and Education) na III Conferência Latino-Americana de Promoção e Educação para a Saúde, em 2003.
  • Afiliada à ONU (Organização das Nações Unidas), pelo Departamento de Informação Pública (DPI) desde 2006[2].
  • Certificada pelo Ministério da Justiça como OSCIP.
  • Reconhecida pelo Ministério da Cultura – Prêmio Saúde e Cultura (2008).
  • Trabalho e metodologia reconhecidos pela Unesco, Petrobrás e Fundação Banco do Brasil.
  • Parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e fotografias doadas para o banco de imagens da OMS e suas publicações[3].
  • O projeto Conexões do Cuidar[4] é uma das 30 iniciativas reconhecidas no combate à pandemia pelo Prêmio Empreendedor Social, da Folha de S. Paulo em 2020. O projeto foi destaque na categoria “Ajuda Humanitária”.

Projetos[editar | editar código-fonte]

  • PhotoTruck

Primeiro caminhão de fotografia do Brasil, o PhotoTruck percorre o país levando oficinas fotográficas e uma nova forma de ver o mundo para escolas, bibliotecas e outras instituições públicas. Na estrada desde 2016, a unidade móvel conta com uma câmera escura, uma cabine fotográfica e brinquedos educativos, como caleidoscópios e taumatrópios.

Além de aprenderem, na prática e brincando, como as imagens são formadas, os participantes são convidados a refletir sobre um tema determinado a partir da produção de uma foto e uma legenda. Ao final da oficina, as imagens são impressas e transformadas pelos alunos e professores em uma exposição de lambes nos muros da escola.

  • Escola do Olhar
Educador da ImageMagica e participante do projeto nas escolas

Desenvolvido em escolas, instituições e centros comunitários, o programa tem a missão de estimular um olhar crítico sobre o espaço e a comunidade em que se vive por meio da fotografia.

Nos encontros, além de aprenderem a parte teórica, os participantes são convidados a produzir registros fotográficos e legendas, material criado a partir da reflexão sobre um tema proposto. Ao final da atividade, toda a produção é impressa e transformada em uma bela exposição. Com temas como meio ambiente, cidadania, violência e respeito, a reflexão dos participantes é focada na realidade que os cercam: sua escola, sua família, seu bairro e seu país.

  • Saúde e Cultura
Atividades feitas nos hospitais

O programa Saúde e Cultura atua em hospitais, centros de saúde, entre outros. Nesses locais, todos viram fotógrafos, desde médicos, enfermeiros, psicólogos e equipe de limpeza a pacientes e seus familiares. Com uma câmera digital nas mãos, eles são convidados a fazer fotos que representem o cuidar: como cuidam e como são cuidados[5]. O ambiente hospitalar e o relacionamento entre todos melhoram e, ao final, os participantes recebem suas fotos ampliadas com uma legenda feita por eles mesmos. Dessa forma, o projeto promove a humanização na área da saúde. Desde 2006, o programa já esteve em mais de 50 hospitais por todo o Brasil.

Palestra no Hospital Menino Jesus
  • Cuidar - Um documentário sobre a medicina humanizada no Brasil[6]

O livro, lançado em 2006, é o primeiro trabalho de uma série de documentários fotográficos sobre saúde que André François e a ImageMagica se dedicaram nos anos seguintes. Em expedições por diversas localidades do Brasil, o fotógrafo parte em busca de profissionais de saúde que fazem a diferença para seus pacientes e familiares, com intenção de registar o cuidar – aquele instante sutil no qual um ser conforta o outro, independente da técnica e do saber médicos envolvidos. Os personagens encontrados são fruto da busca de André em documentar as variadas formas que a medicina humanizada se manifesta no país. Em 2009, a obra teve algumas de suas imagens expostas em sala individual no Masp, junto à coleção Pirelli/Masp. Adaptado para o iPad em 2011, o aplicativo "Cuidar" conta com fotografias e vídeos inéditos de making of do projeto e entrevistas com o autor revelando curiosidades das histórias retratadas.

  • A curva e o caminho – Acesso à saúde no Brasil[7]

O livro é o registro importante das sagas de pessoas em busca de acesso à saúde no país. Em "A curva e o caminho" (2008), o fotógrafo André François revela verdadeiras histórias inspiradoras que humanizam as estatísticas e nos mostram os desafios de se fazer saúde em um país tão vasto como o Brasil. Em 2008, o livro foi premiado pela Fundação Conrado Wessel de Arte – Ensaio Fotográfico Publicado e teve imagens selecionadas para a Coleção Pirelli/Masp de Fotografia.

  • Escolher e viver – Tratamento e qualidade de vida dos pacientes renais crônicos[8]

Enquanto desenvolvia o livro "A curva e o caminho" (2008), André François teve a chance de conhecer histórias de pacientes renais crônicos. Muitos deles moravam no interior do país e precisavam se deslocar três vezes por semana ou se mudar para uma cidade maior para se submeter à hemodiálise. Ao pesquisar e se aprofundar no tema, o fotógrafo conheceu a diálise peritoneal, que apesar de poder ser feita em casa, com mais comodidade, é ainda pouco difundida. Com isso, André resolveu contar a história de pessoas que aderiram ao tratamento e puderam seguir suas vidas dentro de seus lares, enquanto aguardam o transplante. Lançado em 2009, "Escolher e viver" tem o intuito de contribuir para a divulgação desse tratamento pouco conhecido, além de incentivar a doação de órgãos. No mesmo ano, o livro foi finalista do prêmio da Fundação Conrado Wessel de Arte – Ensaio Fotográfico Publicado.[9]

  • De volta para casa – Um documentário sobre o tratamento domiciliar no Brasil[10]

O tratamento domiciliar no Brasil ainda é pouco conhecido e divulgado. No entanto, essa dinâmica é mais barata para o governo e traz mais qualidade de vida para os pacientes, que podem desfrutar do aconchego da família. Na busca para conhecer quem são e como vivem esses pacientes e seus familiares, André François produziu o livro "De volta para casa". Com uma bagagem resultada dos últimos cinco anos registrando a saúde no Brasil, André François resolveu conhecer e documentar essas histórias em diversas casas pelo país, desde grandes centros urbanos, como São Paulo e Curitiba, que contam com uma boa estrutura médica e hospitalar, quanto em regiões isoladas, como reservas indígenas na Amazônia, com pouco acesso ao sistema de saúde. Lançada em 2010, a obra traz histórias de pacientes, familiares e equipes de saúde que vivenciam o dia a dia dessa realidade, como a pequena Maria Carolina Leuzenski, que, devido à distrofia muscular, passou os dois primeiros anos de vida no hospital e, após conseguir que o convênio arcasse com os custos do atendimento em casa, pôde ir para o seu lar e finalmente frequentar a escola. Somando-se às fotos de André François, o livro traz também uma série de imagens feitas pelos próprios personagens, que, convidados pela equipe educacional da ImageMagica, demonstraram em fotografias o que para eles significa poder ser cuidado em casa.

O documentário fotográfico aborda questões femininas como gravidez na adolescência, relações familiares, violência doméstica e o enfrentamento de doenças como o câncer: grandes temas que circundam a saúde e o bem-estar da mulher brasileira. Mulheres que são exemplos para seu país, sua comunidade, sua família e para si mesmas. As histórias registradas emocionam e inspiram por nos mostrar que, apesar das dificuldades enfrentadas, ainda há motivos para seguir adiante. O projeto resultou em uma exposição e um vídeo documentário.[12]

  • Expedicionários da Saúde[13]

O livro “Expedicionários da Saúde” (2013) reúne o material produzido pelo fotógrafo André François em oito viagens ao lado da organização. Os Expedicionários da Saúde são um grupo de médicos, enfermeiros, voluntários e agentes logísticos que organizam expedições a comunidades indígenas e ribeirinhas isoladas da Amazônia para realizar atendimentos médicos pontuais e cirurgias simples, como de catarata e hérnia. André acompanha o grupo desde 2007, além de também estar com eles durante a primeira viagem internacional feita para o Haiti, após o forte terremoto que o país enfrentou em 2010. Na obra, além do ensaio fotográfico, há um diário de bordo feito ao longo das expedições que ajuda a compreender o trabalho da equipe.

  • Ubuntu - Eu sou porque nós somos
André em viagem para aldeia Yanomami

Após alguns anos fotografando a saúde no Brasil, André François quis ampliar o registro para diferentes países, não somente dentro dos hospitais, mas também mostrando como vivemos, nos alimentamos, aprendemos e como tudo isso afeta nossa qualidade de vida e saúde.

Ubuntu é uma palavra de origem africana que significa “eu sou porque nós somos”. Solidariedade, humanidade, confiança e apoio ao outro. Como cada lugar tem algo para ensinar, ao documentar iniciativas positivas em várias culturas, o fotógrafo mostra ao mundo o que de eficiente e eficaz é feito em diferentes comunidades. Dessa maneira, outras pessoas e organizações podem se inspirar e encontrar soluções parecidas para seus problemas em suas próprias comunidades.

André iniciou a pesquisa em 2008, visitando mais de 14 países. O projeto já documentou os costumes, promoção de saúde e qualidade de vida da comunidade indígena Yanomami[14], localizada no norte do Brasil; do Camboja, um dos países mais pobres do sudeste asiático; do Haiti pós-terremoto[15]; do Queens, bairro de Nova York que concentra uma das maiores diversidades culturais do mundo; dos Inuit, povo de Nunavut, território do extremo norte do Canadá[16]; do Japão, após o terremoto e o tsunami que devastaram o país em 2011[17].

No ano seguinte, no continente africano[18], o fotógrafo viajou para sete países: África do Sul, Lesoto, Moçambique, Quênia, Uganda, Ruanda e Burundi, documentando projetos relacionados a HIV, malária, tuberculose, acesso à água e alimentação[19]. Em 2013, com a viagem feita para a China, André documentou os contrastes entre a poluição das chamadas cancer villages e a agricultura do interior do país. Além disso, o fotógrafo pode registrar o trabalho de médicos da Medicina Tradicional Chinesa.

O projeto tem parceria com instituições como a ONU, Médicos Sem Fronteiras, UNICEF, Cruz Vermelha, entre outras.

Referências

  1. “ImageMagica – material na íntegra”, Rede Globo, São Paulo, 02 de novembro de 2013. Página visitada em 24 de janeiro de 2014
  2. "Department of Public Information admits 28 non-governmental organizations to roster, disassociates 3 others", Department of Public Information, Nova York, 19 de dezembro de 2006. Página visitada em 24 de janeiro de 2014
  3. “Consolidated guidelines on the use of antiretroviral drugs for treating and preventing HIV infection”, World Health Organization, Genebra, 2013. Página visitada em 24 de janeiro de 2014
  4. Rodriguez, Paula. «A CURA NO OLHAR». Uol. Consultado em 30 de julho de 2021 
  5. “Projeto convida pacientes e funcionários de hospitais a fotografarem o cotidiano”, Catraca Livre, São Paulo, 26 de julho de 2013. Página visitada em 24 de janeiro de 2014
  6. “Fotógrafo revela medicina humanizada”, Folha de S. Paulo, São Paulo, 07 de dezembro de 2006. Página visitada em 24 de janeiro de 2014
  7. Mantovani, Flávia. “Fotógrafo registra cenas sobre o acesso à saúde nas cinco regiões brasileiras”, Folha de S. Paulo, São Paulo, 29 de novembro de 2008. Página visitada em 24 de janeiro de 2014
  8. Botelho, Rachel. “Fotógrafo lança um livro sobre luta e tratamento de doentes renais crônicos”, Folha de S. Paulo, São Paulo, 11 de agosto de 2009. Página visitada em 24 de janeiro de 2014
  9. http://www.fcw.org.br/v3/index.asp?pag=noticias&id=194&nivel=2&top=3&cat=4&subcat=9
  10. “André François lança livro em São Paulo” Arquivado em 2 de fevereiro de 2014, no Wayback Machine., Paraty em Foco, São Paulo, 8 de dezembro de 2010. Página visitada em 24 de janeiro de 2014
  11. “Imagens contam histórias de mulheres inspiradoras”, Folha de S. Paulo, São Paulo, 16 de julho de 2012. Página visitada em 24 de janeiro de 2014
  12. https://vimeo.com/68849067
  13. “Fotógrafo lança livro sobre organização brasileira de médicos voluntarios” Arquivado em 1 de fevereiro de 2014, no Wayback Machine., Fhox Magazine, São Paulo, 26 de outubro de 2013. Página visitada em 24 de janeiro de 2014
  14. Joyce, Helen. "Two Tribes" Arquivado em 31 de janeiro de 2014, no Wayback Machine., The Economist, Londres, novembro de 2013. Página visitada em 24 de janeiro de 2014
  15. Silveira, Juliane. “Fotógrafo brasileiro registra trabalho de médicos no Haiti pós-terremoto”, Folha de S. Paulo, São Paulo, 11 de junho de 2010. Página visitada em 24 de janeiro de 2014
  16. Gregoire, Lisa. “Madame Premier”, The Walrus, Toronto, janeiro de 2011. Página visitada em 24 de janeiro de 2014
  17. Yonaha, Liuca. “Fotógrafo brasileiro registra como o Japão tenta se reerguer”, Época, São Paulo, 22 de abril de 2011. Página visitada em 24 de janeiro de 2014
  18. “ImageMagica percorre 30 mil km fotografando saúde e mazelas sociais na África”, Instituto Lula, Brasília, 28 de março de 2013. Página visitada em 24 de janeiro de 2014
  19. “African health in focus”, News24, Cidade do Cabo, 28 de fevereiro de 2008. Página visitada em 24 de janeiro de 2014