Imagesetter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Imagesetter são máquinas digitais de tecnologia laser dedicadas à produção de fotolitos de páginas, inclusive quadricromia. A primeira aplicação das imagesetters era sua utilização para microfilmagens. Empresas especializadas na utilização de imagesetters são chamadas birôs.

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

O elemento essencial da imagesetter é um emissor laser cujo feixe, depois de passar por um sistema mecânico-óptico complexo, incluindo lentes, prismas e espelhos móveis, vai incidir sobre o plano da película fotográfica. Esta vai sendo exposta seguindo linhas, registrando os caracteres do texto, os negros e os pontos da trama (retícula).

A película ou o papel fotográfico são carregados em cassetes, podendo ter diferentes larguras. Depois da exposição na imagesetter, o material sensível transportado no cassete é processado, ou seja, revelado, fixado, lavado, seco, numa máquina.

Tipos de tecnologia[editar | editar código-fonte]

As tecnologias de formação da imagem pelas imagesetters são divididas em 3 categorias:

  • Internal Drum - o filme é fixado na parte interna do tambor. São as mais precisas e não se tem o risco de o filme deslocar.
  • External Drum - o filme é fixado na parte externa do tambor. A sua precisão não é tão grande quanto a anterior, mas produz bons resultados.
  • Capstan - a imagem é transferida através de espelhos em um filme que se move quase que livremente no equipamento durante a reprodução. Também chamada de imagesetter de arrasto. A sua precisão é menos fiável, pois o risco de deslocamento do filme é grande.

Ver também[editar | editar código-fonte]