Imagination (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Imagination
Informação geral
Origem Brixton, Londres
País  Reino Unido
Gênero(s) Pós-disco,[1] funk,[2]soul[3]
Período em atividade 19811992
Gravadora(s) RCA
R&B Records
Integrantes Leee John, Ashley Ingram, Errol Kennedy
Página oficial www.imaginationband.com

Imagination foi um trio britânico de soul e dance que ganhou destaque no início dos Anos 80. Eles tiveram hits nas paradas de 28 países, ganharam quatro discos de platina, nove discos de ouro e mais de uma dúzia de discos de prata ao redor do mundo entre 1981 e 1983.

Membros da Banda[editar | editar código-fonte]

O vocalista Leee John estava trabalhando como backing vocal para as bandas The Delfonics, Chairmen of the Board, The Velvelettes e The Elgins, quando se encontrou com Ashley Ingram, um guitarrista e baixista (nascido em 27 de novembro de 1960, Northampton). John e Ingram tornaram-se parceiros de composição e resolveram começar o seu próprio grupo "grudento, sexy e erótico", trabalhando em uma banda de curta duração chamada Fizzz. Em uma audição para outra banda de curta duração, a Midnight Express, eles encontraram o baterista Errol Kennedy (nascido em 9 de junho de 1953, Montego Bay), que tinha aprendido a tocar bateria no Boys' Brigade e no Air Training Corps.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Formada em 1981, o trio levou uma fita demo de uma faixa chamada "Body Talk" para os produtores Jolley & Swain. Foi lançada como single em Abril de 1981 sob o nome do grupo Imagination, um nome que o grupo escolheu como um tributo a John Lennon. A faixa chegou a número quatro no UK Singles Chart em Maio de 1981, vendendo 250 mil cópias no Reino Unido e os gastos de dezoito semanas no Top 50. Eles tiveram mais dois singles nesse ano, "In and Out of Love" (setembro) e "Flashback" (novembro), os quais chegaram ao número 16, todos de seu álbum de estreia, chamado Body Talk.

Seu maior hit, "Just an Illusion" , chegou ao número dois em Março de 1982 ("Just an Ilusion", mais tarde, foi usado como o título da canção final do filme de 1986, F/X), seguido por "Music and Lights" (número cinco, em Junho), "In the Heat of the Night" (número 22 em setembro, também o nome de seu segundo álbum) e "Changes" (número 31 em Dezembro). Isso foi acompanhado por uma turnê pela Europa, com 22 datas no Reino Unido. O trio apareceu na televisão da BBC Top of the Pops e outros programas de TV de música pop, com um estilo distinto e exótico, remanescente dos senadores romanos, enfermeiros harém e escravos. John fez uma aparição em Doctor Who, em 1983. Eles também eram conhecidos por encartes esotéricos em seus álbuns.

Após isso, o sucesso do grupo no Reino Unido diminuiu, mas eles continuaram a fazer shows, excursionar e gravar até o início de 1990. John voltou a atuar, mas re-apareceu como cantor no reality show Reborn, nos E.U.A..

Ingram também fez sucesso como compositor de Des'ree. John está trabalhando atualmente em um projeto de documentar a black music britânica.

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • Body Talk (1981) Reino Unido #20
  • In the Heat of the Night (1982) Reino Unido #7
  • Night Dubbing (1983) Reino Unido #9
  • Scandalous (1983) (re-intitulado New Dimension para o mercado dos Estados Unidos) Reino Unido #25
  • Trilogy (1986)
  • Closer (1987)
  • Imagination - All The Hits (1989) Reino Unido #4
  • Fascination Of The Physical (1992)

Referências

  1. Flick, Larry (14 de fevereiro de 1998). "U.K.'s Leee John Branches Out into Song writing, Producing". Billboard. Vol. 110 no. 7. p. 24. ISSN 0006-2510.
  2. Larkin, Colin (2011). "Imagination". The Encyclopedia of Popular Music (5th ed.). Omnibus Press. ISBN 0-85712-595-8.
  3. "Imagination's Flashback Set Pus New Songs"