Imi Lichtenfeld

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Emrich "Imi" Lichtenfeld (Sde-or) (Budapeste, 26 de Maio de 1910Netânia, 9 de janeiro de 1998) é o criador do Krav Magá.

Criado na Bratislava, tornou-se campeão de luta olímpica (a luta livre e a luta greco-romana) e boxe. Com o crescimento de grupos anti-semitas Imi criou um grupo junto com outros lutadores para se protegerem, vendo que as artes marciais que ele praticava não eram muito eficientes em uma luta real, Imi começou a desenvolver um sistema simples de técnicas para auto-defesa, batizando-o em agosto de 1970 de Krav Magá, agora com o intuito de estabelecer uma luta especialmente orientada à defesa pessoal. Cabe citar que o Krav Magá não é uma arte marcial e sim uma técnica de defesa pessoal simples, rápida e objetiva, onde a integridade física do praticante é seu melhor prêmio.

Em 1940 deixou Bratislava fugindo dos nazistas, chegando a Israel em 1942 onde fez parte de grupos de elite da Haganá e a Palmach para proteger seu povo. Depois da independência de Israel, Imi se alistou no Tzahal (forças de defesa de Israel) onde se tornou instrutor chefe de preparo físico e Krav Magá. Após sair do Tzahal em 1964 adaptou Krav Magá para ser usado por civis e forças policiais. Morreu em 1998, na cidade de Netânia em Israel.

Imi treinou o atual Mestre Kobi Lichtenstein, maior autoridade na América Latina, que hoje repassa o Krav Maga.