Imigração finlandesa no Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde julho de 2016).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Arquitetura no centro comercial de Penedo
Vista do centro comercial de Penedo

A imigração finlandesa no Brasil foi o movimento migratório ocorrido na primeira metade do século XX de finlandeses para a região do Vale do Paraíba, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil, onde criaram um povoado chamado Penedo ao pés do Parque Nacional de Itatiaia, na cidade de Itatiaia.

O líder da colônia era o naturalista Toivo Uuskallio, que reuniu cerca de 300 compatriotas para emigrar para o Brasil em busca de terras férteis e clima tropical, onde pudessem ter contato com a natureza e viver da terra, plantando o ano todo; o que não era possível na Finlândia. Toivo era vegano e propagava tal hábito entre os moradores.

Fábrica de Chocolate, em Penedo

Tendo a agricultura se mostrado insuficiente para sustentar a população, aos poucos, o turismo passou a ser a maior atividade econômica do lugar.Hoje, os descendentes de finlandeses mantêm as tradições e a cultura de seus ancestrais, morando em casas que são réplicas das antigas casas finlandesas, e trabalhando com artesanato de chocolates, roupas e sorvetes, que atraem os turistas e mantém a tradição.

Serra de Itatiaia vista de Penedo

Criaram, também, o Museu da Imigração Finlandesa, com objetos antigos, roupas, e montagens cenográficas. No Clube Finlândia realizam-se bailes tradicionais finlandeses onde os turistas podem ter contato com o patrimônio imaterial destes descendentes. Hoje no Brasil há 90 mil Finlandeses e seus descendentes.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre História do Brasil é um esboço relacionado ao Projeto História do Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.